Postulantes ao título, Flamengo e Cruzeiro farão um duelo entre as melhores defesas do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O líder e o vice-líder vão medir forças nesta quinta (2), às 20h30 (de Brasília), pela 26ª rodada da competição.
Sob o comando de Leonardo Jardim, o Cruzeiro apresenta o segundo melhor desempenho defensivo no Brasileirão. Com apenas 19 gols sofridos em 25 rodadas (média de 0,76 por jogo), o time celeste divide essa posição com o Palmeiras. A única equipe com rendimento superior é justamente o Flamengo, com somente 12 gols sofridos.
Vale lembrar que o Rubro-Negro ainda tem uma rodada a cumprir e, por isso, tem média de 0,5 gol sofrido por partida. Já o Alviverde possui dois jogos a menos em relação ao Cruzeiro, com média de 0,82 gol sofrido por compromisso.
No primeiro turno, as duas defesas foram vazadas, mas o ataque cruzeirense prevaleceu no Mineirão, em Belo Horizonte. Os atacantes Kaio Jorge e Gabigol marcaram na vitória celeste, e Arrascaeta descontou para o Flamengo no Gigante da Pampulha.
Depois de Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, os grandes favoritos à conquista da Série A em 2025, o Botafogo, último campeão brasileiro e da Copa Libertadores, é quem possui a melhor defesa. Com 20 gols sofridos, a equipe de Davide Ancelotti tenta brigar por uma vaga na Copa Libertadores ao manter esse bom desempenho.
Ataques poderosos no Maracanã
Da mesma forma que as defesas de Flamengo e Cruzeiro têm se destacado na temporada, os ataques dos times também correspondem às expectativas. Até por isso, os artilheiros da liga nacional são Arrascaeta, com 14 gols, e Kaio Jorge, com 15.
Os cariocas já balançaram as redes 50 vezes no Brasileirão, mais que qualquer adversário, enquanto os mineiros ostentam a terceira melhor marca ofensiva, com 39 gols. O Mirassol tem o segundo melhor ataque, com 41 gols marcados.
O quarto melhor ataque do Campeonato Brasileiro pertence ao Vasco, com 36 gols feitos. A irregularidade da campanha vascaína está na solidez defensiva. O time de Fernando Diniz tem a sexta pior defesa, com 35 gols sofridos.
Cruzeiro de olho na liderança
Após o tropeço para o Vasco na última rodada, o Cruzeiro terá que vencer o Flamengo para se reaproximar da liderança do Brasileirão. Neste momento, o time de Filipe Luís tem 54 pontos, quatro a mais em relação à Raposa, mas com uma partida a menos.
Uma vitória no Maracanã é primordial para os comandados de Leonardo Jardim “voltarem para a briga” no campeonato.

