publicidade

Cruzeiro tentará encerrar jejum histórico como visitante contra o Flamengo pelo Brasileiro

Cruzeiro enfrentará o Flamengo nesta quinta-feira (2), às 20h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada da Série A

publicidade

O ‘Exterminador de Tabus’ terá mais uma missão pela frente: encerrar um jejum de 15 anos sem vitórias do Cruzeiro como visitante diante do Flamengo no Campeonato Brasileiro. As duas equipes medirão forças nesta quinta-feira (2), às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada da Série A.

A última vez que o Cruzeiro superou o clube carioca, como visitante, pelo Brasileirão, aconteceu em novembro de 2010. Pela 37ª rodada daquela edição, o time celeste venceu por 2 a 1. Roger e Thiago Ribeiro comandaram a virada sobre o Flamengo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no interior do Estado. Diego Maurício fez o único gol do adversário na partida.

No período, a Raposa tinha outro cenário. Vinha de uma sequência de duas vitórias sobre o Flamengo como visitante no Brasileiro. Nas edições de 2008 e 2009, o Cruzeiro venceu com o mesmo placar: 2 a 1. Os três resultados positivos foram as únicas vezes que o time celeste superou o clube carioca pela competição no século XXI.

Depois das três vitórias seguidas, o Cruzeiro não voltou mais a vencer os cariocas fora de seus domínios, pela Série A. Foram 11 confrontos, três empates e oito derrotas. Nesse período, de 2011 até 2024, a Raposa marcou sete gols e sofreu 23. Um duelo, em 2016, pela 27ª rodada do Brasileiro, aconteceu em Cariacica, no Espírito Santo.

Vitória na Libertadores

Mesmo com o retrospecto ruim no Rio de Janeiro, o Cruzeiro já surpreendeu o Flamengo em 2018, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Essa, inclusive, foi a última vitória da Raposa como visitante, diante dos cariocas, na história. Na oportunidade, Arrascaeta e Thiago Neves fizeram os gols do triunfo por 2 a 0, no Maracanã, na capital do Estado.

No jogo de volta, dessa vez no Mineirão, em Belo Horizonte, o time celeste perdeu por 1 a 0, com gol de Léo Duarte, mas o resultado não foi suficiente para a classificação do Flamengo para a próxima fase.

Posteriormente, o Cruzeiro avançou às quartas de final da competição, mas acabou eliminado para o Boca Juniors, com uma derrota em La Bombonera, por 2 a 0, e um empate no Mineirão, por 1 a 1.

Retrospecto no Maracanã

Diante do Flamengo, o jejum como visitante no Brasileirão, contando somente os jogos no Maracanã, aumenta para 16 anos sem vencer. Isso porque a última vitória do Cruzeiro contra os cariocas no campeonato foi no Raulino de Oliveira.

Em agosto de 2009, sob o comando do técnico Adilson Batista, a Raposa, em sua arrancada para se classificar à Libertadores de 2010, venceu o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 1. De virada, o lateral-esquerdo Diego Renan fez o primeiro do time celeste, e o volante Fabrício selou a vitória pela 20ª rodada da Série A. O atacante Emerson Sheik fez o único gol da equipe carioca na partida.

A partir daí, o Cruzeiro perdeu cinco jogos e empatou outros dois. O último confronto entre as duas equipes no Mário Filho foi pela 13ª rodada, pelo Brasileirão de 2024. Na ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 1. Pedro e Fabrício Bruno fizeram para o time carioca e Matheus Pereira descontou.

Sequência sem vitórias como visitante

  • Flamengo 2×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
  • Flamengo 1×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023
  • Flamengo 3×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
  • Flamengo 1×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
  • Flamengo 2×0 Cruzeiro – Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro – 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
  • Flamengo 2×1 Cruzeiro – Estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016
  • Flamengo 2×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015
  • Flamengo 3×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014
  • Flamengo 1×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013
  • Flamengo 1×1 Cruzeiro – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012
  • Flamengo 5×1 Cruzeiro – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011
Siga o Central nas redes
Samuel Chaves
Samuel Chaves é repórter do Central da Toca. Já integrou a equipe de esportes da Record TV e foi representante do Cruzeiro no programa Placar Eletrônico, da Rádio 98FM de Teófilo Otoni. Também atuou como setorista do clube celeste pelo Esporte News Mundo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro