O ‘Exterminador de Tabus’ terá mais uma missão pela frente: encerrar um jejum de 15 anos sem vitórias do Cruzeiro como visitante diante do Flamengo no Campeonato Brasileiro. As duas equipes medirão forças nesta quinta-feira (2), às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 26ª rodada da Série A.
A última vez que o Cruzeiro superou o clube carioca, como visitante, pelo Brasileirão, aconteceu em novembro de 2010. Pela 37ª rodada daquela edição, o time celeste venceu por 2 a 1. Roger e Thiago Ribeiro comandaram a virada sobre o Flamengo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no interior do Estado. Diego Maurício fez o único gol do adversário na partida.
No período, a Raposa tinha outro cenário. Vinha de uma sequência de duas vitórias sobre o Flamengo como visitante no Brasileiro. Nas edições de 2008 e 2009, o Cruzeiro venceu com o mesmo placar: 2 a 1. Os três resultados positivos foram as únicas vezes que o time celeste superou o clube carioca pela competição no século XXI.
Depois das três vitórias seguidas, o Cruzeiro não voltou mais a vencer os cariocas fora de seus domínios, pela Série A. Foram 11 confrontos, três empates e oito derrotas. Nesse período, de 2011 até 2024, a Raposa marcou sete gols e sofreu 23. Um duelo, em 2016, pela 27ª rodada do Brasileiro, aconteceu em Cariacica, no Espírito Santo.
Vitória na Libertadores
Mesmo com o retrospecto ruim no Rio de Janeiro, o Cruzeiro já surpreendeu o Flamengo em 2018, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Essa, inclusive, foi a última vitória da Raposa como visitante, diante dos cariocas, na história. Na oportunidade, Arrascaeta e Thiago Neves fizeram os gols do triunfo por 2 a 0, no Maracanã, na capital do Estado.
No jogo de volta, dessa vez no Mineirão, em Belo Horizonte, o time celeste perdeu por 1 a 0, com gol de Léo Duarte, mas o resultado não foi suficiente para a classificação do Flamengo para a próxima fase.
Posteriormente, o Cruzeiro avançou às quartas de final da competição, mas acabou eliminado para o Boca Juniors, com uma derrota em La Bombonera, por 2 a 0, e um empate no Mineirão, por 1 a 1.
Retrospecto no Maracanã
Diante do Flamengo, o jejum como visitante no Brasileirão, contando somente os jogos no Maracanã, aumenta para 16 anos sem vencer. Isso porque a última vitória do Cruzeiro contra os cariocas no campeonato foi no Raulino de Oliveira.
Em agosto de 2009, sob o comando do técnico Adilson Batista, a Raposa, em sua arrancada para se classificar à Libertadores de 2010, venceu o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 1. De virada, o lateral-esquerdo Diego Renan fez o primeiro do time celeste, e o volante Fabrício selou a vitória pela 20ª rodada da Série A. O atacante Emerson Sheik fez o único gol da equipe carioca na partida.
A partir daí, o Cruzeiro perdeu cinco jogos e empatou outros dois. O último confronto entre as duas equipes no Mário Filho foi pela 13ª rodada, pelo Brasileirão de 2024. Na ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 1. Pedro e Fabrício Bruno fizeram para o time carioca e Matheus Pereira descontou.
Sequência sem vitórias como visitante
- Flamengo 2×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
- Flamengo 1×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023
- Flamengo 3×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019
- Flamengo 1×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
- Flamengo 2×0 Cruzeiro – Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro – 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017
- Flamengo 2×1 Cruzeiro – Estádio Kléber Andrade, em Cariacica-ES – 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2016
- Flamengo 2×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015
- Flamengo 3×0 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 28ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014
- Flamengo 1×1 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro – 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013
- Flamengo 1×1 Cruzeiro – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012
- Flamengo 5×1 Cruzeiro – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011

