A bola aérea, aliada do Cruzeiro durante boa parte da temporada, foi fundamental na derrota do time para o Vasco, por 2 a 0, na noite deste sábado (27), em São Januário, no Rio de Janeiro. O gol da partida saiu depois de um cruzamento do lateral-direito Paulo Henrique. Livre de marcação na grande área, Rayan escorou de cabeça e acertou o canto direito do goleiro Cássio.
A última vez que o sistema defensivo do time de Leonardo Jardim sofreu em bolas aéreas aconteceu há dois meses. Pela 17ª rodada, o Cruzeiro recebeu o Ceará, no Mineirão, em Belo Horizonte. Mesmo abrindo o placar logo aos 4′ do primeiro tempo, o time celeste sofreu a virada com dois gols de cabeça de Galeano.
Depois do episódio, o Cruzeiro sofreu mais seis gols, todos com a bola rolando. Por outro lado, de cabeça, pelo Brasileiro, o time celeste marcou na derrota por 2 a 1 para o Santos (19ª rodada).
Marca como visitante
A derrota para o Vasco, no São Januário, marcou a queda de uma marca carregada pelo time de Jardim: cinco meses sem perder como visitante no Campeonato Brasileiro.
A última vez que o Cruzeiro havia perdido fora de casa, aconteceu na quinta rodada da Série A. Na oportunidade, a Raposa foi até o Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, para enfrentar o Bragantino. Sem conseguir impor seu jogo, o adversário criou mais oportunidades e venceu com gol de Jhon Jhon, aos 15 do primeiro tempo.
+ Leia também: Cruzeiro volta a ser derrotado como visitante no Brasileiro após cinco meses
Depois do resultado ruim em São Paulo, o Cruzeiro cresceu o desempenho fora de casa, e acumulou oito jogos de invencibilidade longe dos seus domínios. Como visitante, a Raposa venceu: Sport Recife (4 a 0), Fortaleza (2 a 0), Fluminense (2 a 0), Botafogo (2 a 0) e Bahia (2 a 1). Além disso, empatou com: Vitória (0 a 0), Corinthians (0 a 0) e Mirassol (1 a 1).
Próximos jogos
De olho na recuperação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá um mês de outubro muito movimentado. Nas próximas cinco rodadas, o time comandado por Leonardo Jardim terá dois confrontos diretos na parte de cima da tabela: Flamengo e Palmeiras.
Além disso, a equipe celeste terá pela frente um clássico, contra o Atlético-MG, e dois times que lutam contra o rebaixamento: Sport e Fortaleza.
- 26ª rodada – Flamengo x Cruzeiro – 2/10 (quinta-feira), às 20h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro
- 27ª rodada – Cruzeiro x Sport – 5/10 (domingo), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte
- 28ª rodada – Atlético-MG x Cruzeiro – 15/10 (quarta-feira), às 21h30, na Arena, em Belo Horizonte
- 29ª rodada – Cruzeiro x Fortaleza – 18/10 (sábado), às 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte
- 30ª rodada – Palmeiras x Cruzeiro – 26/10 (domingo), às 20h30, no Allianz Parque, em São Paulo

