Que o técnico Leonardo Jardim é o ‘exterminador’ de tabus do Cruzeiro, já não é novidade para a torcida. Mas, além dos seus próprios, o time celeste também tem colecionado feitos contra os adversários no Campeonato Brasileiro de 2025.
+ Leia mais: Jardim se aproxima de top 10 em ranking de técnicos do Cruzeiro no século XXI; veja lista
Até aqui, a Raposa tem colocado fim a invencibilidades e quebrado longas sequências positivas de rivais na Série A.
E o bom desempenho se reflete na tabela: o Cruzeiro é vice-líder, com 47 pontos, três atrás do Flamengo, que tem um jogo a menos.
Tabus de adversários derrubados
7ª rodada – Cruzeiro 2 x 1 Flamengo (Mineirão)
O primeiro grande feito do Cruzeiro foi contra o então líder Flamengo, no Mineirão. A Raposa venceu por 2 a 1 e encerrou a invencibilidade da equipe carioca no Brasileirão. Além disso, quebrou um tabu incômodo: o time celeste não vencia o rival pelo torneio nacional desde 2015.
11ª rodada – Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras (Mineirão)
O desafio seguinte foi contra o Palmeiras. O time paulista chegava ao confronto ostentando uma impressionante sequência de 17 jogos invicto como visitante (14 vitórias e três empates). Com autoridade, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, diante da torcida no Mineirão, e encerrou a série alviverde fora de casa.
14ª rodada – Fluminense 0 x 2 Cruzeiro (Maracanã)
No Maracanã, o Cruzeiro voltou a mostrar força como visitante. Com vitória por 2 a 0, derrubou a invencibilidade do Fluminense em casa no Campeonato Brasileiro. Até então, o Tricolor não havia perdido como mandante na competição. A última derrota havia acontecido apenas em setembro do ano anterior, quando perdeu para o Botafogo, por 1 a 0.
18ª rodada – Botafogo 0 x 2 Cruzeiro (Nilton Santos)
Atual campeão brasileiro, o Botafogo ainda não tinha perdido no Nilton Santos em 2025 no Brasileirão. Mas, novamente, o Cruzeiro impôs respeito e venceu por 2 a 0. Curiosamente, a última derrota do Fogão em casa pelo Brasileirão também havia sido para a Raposa. Em julho de 2024, o time celeste aplicou 3 a 0 em um dos jogos mais marcantes da temporada passada.
23ª rodada – Bahia 1 x 2 Cruzeiro (Fonte Nova)
A sequência de tabus derrubados dos rivais ganhou mais um capítulo em Salvador, na rodada passada. O Cruzeiro venceu o Bahia por 2 a 1, na Fonte Nova, e colocou fim a uma longa invencibilidade tricolor como mandante na Série A. O último revés da equipe em casa havia sido em 20 de novembro de 2024, quando perdeu para o Palmeiras por 2 a 1.

