A defesa do Cruzeiro segue sendo um dos principais trunfos da equipe na temporada. Prova disso é o desempenho sólido na Copa do Brasil: até aqui, o time ainda não sofreu gols na competição mata-mata.
Nas quartas de final, o Cruzeiro mostrou superioridade diante do Atlético-MG. No clássico, venceu por 2 a 0, na Arena, e repetiu o placar no Mineirão, fechando a série sem ser vazado. O bom desempenho defensivo já vinha sendo demonstrado desde as fases anteriores.
O Cruzeiro entrou direto na terceira fase da Copa do Brasil e superou o Vila Nova com por 2 a 0, no Mineirão, seguido por goleada de 3 a 0, no Serra Dourada.
Depois, nas oitavas, empatou por 0 a 0 com o CRB, no Gigante da Pampulha, e venceu por 2 a 0 no Rei Pelé, em Maceió.
No jogo da volta, o Cruzeiro ainda contou com uma defesa de Cássio em cobrança do volante Gegê.
Rival também com defesa perfeita
Assim como o Cruzeiro, o Corinthians, adversário das semifinais, também chega invicto defensivamente na Copa do Brasil. A equipe paulista passou sem sofrer gols por Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR, mantendo a solidez defensiva em seis jogos (mesmo número da Raposa).
No único encontro entre os times na temporada, Cruzeiro e Corinthians ficaram no 0 a 0, em partida disputada na Neo Química Arena, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Solidez defensiva com Leonardo Jardim
Desde a chegada de Leonardo Jardim, o Cruzeiro tem mostrado evolução significativa no setor defensivo. Depois de sofrer durante o Campeonato Mineiro, a equipe ganhou consistência sob o comando do treinador português.
Em 40 jogos na ‘era Jardim’, o Cruzeiro sofreu apenas 28 gols e marcou 54 vezes, reforçando o equilíbrio entre defesa sólida e eficiência ofensiva.
Jogos do Cruzeiro na Copa do Brasil
- Cruzeiro 2 x 0 Vila Nova (Mineirão) – ida terceira fase
- Vila Nova 0 x 3 Cruzeiro (Serra Dourada) – volta terceira fase
- Cruzeiro 0 x 0 CRB (Mineirão) – ida oitavas de final
- CRB 0 x 2 Cruzeiro (Rei Pelé) – volta oitavas de final
- Atlético-MG 0 x 2 Cruzeiro (Arena) – ida quartas de final
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético-MG (Mineirão) – volta quartas de final

