De olho em mais uma semifinal na Copa do Brasil, o Cruzeiro decidirá a vaga contra o Atlético-MG nesta quinta-feira (11), às 19h30 (de Brasília), em meio às boas fases dos setores defensivo e ofensivo. As equipes medirão forças no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo segundo jogo das quartas de final.
Depois de ter vencido o compromisso na Arena, por 2 a 0, o Cruzeiro pode até perder por um gol de diferença para avançar no torneio. Para ilustrar a missão do rival, na atual edição da Copa do Brasil, o time de Leonardo Jardim não sofreu nenhum gol sequer em cinco jogos.
Com relação a todas as competições, nas últimas dez partidas, o Cruzeiro sofreu apenas seis gols (média de 0,6 por jogo), além de o sistema defensivo ter passado em branco em seis desses compromissos. Corinthians, CRB (2x), Botafogo, São Paulo e o próprio Atlético-MG não conseguiram fazer gols em cima da defesa celeste.
Igualmente em grande fase, o ataque do Cruzeiro também correspondeu nos últimos dez jogos. Com 12 gols marcados (média de 1,2 por jogo) no período, o time celeste carimbou a classificação às quartas de final, ficou mais perto da semifinal da Copa do Brasil e se manteve na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.
Atlético-MG sob desconfiança
O ótimo momento celeste contrasta com a desconfiança em relação ao Atlético-MG. Sob o comando de Cuca, nos últimos dez jogos, o arquirrival só fez oito gols (média de 0,8 por partida) e sofreu 12 (média de 1,2 por compromisso). As falhas defensivas e a falta de resultados culminaram na demissão do treinador, substituído, na sequência, por Jorge Sampaoli. Em sua estreia, o técnico argentino terá que conduzir o time a uma vitória por três gols de diferença.
Desde o dia 13 de abril, no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbis, pela Série A, o Cruzeiro não foi derrotado mais nenhuma vez por uma margem de dois gols. Foram 29 partidas de lá para cá, com 17 vitórias da Raposa, oito empates e apenas quatro derrotas.
Cruzeiro sempre avançou após vencer ida das quartas
Maior campeão do torneio mata-mata, com seis títulos, o Cruzeiro jamais foi eliminado depois de abrir as quartas de final com um triunfo. Desde 1993, ano do primeiro troféu, a Raposa avançou em todas as nove vezes nesta etapa após ter vencido o primeiro jogo.
Há 32 anos, o Cruzeiro venceu o São Paulo por 2 a 1 na ida das quartas de final e confirmou a vaga à semifinal com um empate por 2 a 2 na volta. Desde então, as classificações também se confirmaram em 1996 (Corinthians), 1998 (Vitória), 2000 (Botafogo), 2003 (Vasco), 2005 (Baraúnas-RN), 2014 (ABC), 2018 (Santos) e 2019 (Atlético-MG) com vitórias no primeiro duelo.

