O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atualizou, nas últimas horas, a chance de classificação do Cruzeiro à Copa Libertadores em 2026. No último sábado (23), o time celeste venceu o Internacional por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo sobre o Colorado e com os demais resultados da rodada, o Cruzeiro ampliou a chance de conquistar uma vaga na próxima Libertadores. Os índices subiram de 88,7% para 92,8%, mesmo com vitórias de todos os oito primeiros colocados na tabela da Série A.
A vitória sobre o Internacional dentro do Gigante da Pampulha fez o Cruzeiro chegar aos 41 pontos na competição. Os comandados do português Leonardo Jardim ocupam a terceira posição na classificação, enquanto o Flamengo lidera o Brasileirão, com 46 pontos, e o Palmeiras é o vice-líder, com 42. O Rubro-Negro e o Alviverde têm um e dois jogos a menos em relação ao Cruzeiro, respectivamente.
+ Leia mais: Fabrício Bruno e Kaio Jorge vão desfalcar o Cruzeiro? Veja programação da Seleção Brasileira
De acordo com a projeção feita pelos matemáticos da UFMG, o Flamengo já ostenta quase 100% de chance de vaga na Libertadores, com 99,75% de possibilidade. Ao final da 20ª rodada, esse número era de 99,53%. Já o Palmeiras, que tem uma altíssima probabilidade de 98,7%, possuía 97,8% de chance de ir ao principal torneio continental na próxima temporada.
Quarto colocado na tabela, com 36 pontos e dois jogos a menos no comparativo com o Cruzeiro, o Bahia ganhou mais de 7% de chance de ir à Libertadores em 2026 com o triunfo sobre o Santos. Agora, o Esquadrão de Aço tem 83,6% de chance de disputar a competição internacional no ano que vem. No final da 20ª rodada, o número era de 76,7%.
Um dado curioso é que, embora esteja em sexto lugar, atrás do Botafogo, mas com a mesma pontuação (32 pontos), o Mirassol tem mais chance de ir à Libertadores do que o atual campeão brasileiro e da América do Sul. Em sua temporada de estreia na Série A, o Leão é o quinto com mais chance, com 60,8% de possibilidade de ir à Libertadores. O Botafogo, por sua vez, tem 52,8%.

Chances de Copa Libertadores, segundo a UFMG
- Flamengo – 99,75%
- Palmeiras – 98,7%
- Cruzeiro – 92,8%
- Bahia – 83,6%
- Mirassol – 60,8%
- Botafogo – 52,8%
- São Paulo – 41,4%
- Fluminense – 19%
- Bragantino – 17,6%
- Atlético-MG e Ceará – 9,5%
Chances de título, segundo a UFMG
Com relação às chances de título entre os principais postulantes no Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras tiveram um aumento de 0,5% cada. Os cariocas têm 53,2% de probabilidade de levantar a taça, enquanto os paulistas somam 33,7% de chance, conforme projeção feita pela UFMG.
Apesar da vitória contra o Internacional, o Cruzeiro manteve os 7,2% de chance de ser campeão brasileiro em 2025. O Bahia, da mesma forma, também ficou com os 3,8% de chance em relação ao final da 20ª rodada.
Segundo os cálculos da UFMG, 15 times ainda têm chances de ganhar o Brasileirão. No entanto, apenas os quatro primeiros têm índices superiores a 1% neste quesito.
- Flamengo – 53,2%
- Palmeiras – 33,7%
- Cruzeiro – 7,2%
- Bahia – 3,8%
Obs: os demais times da Série A têm menos de 1% de chance ou nenhuma chance

