Anunciado nesta sexta-feira (22) como reforço do Cruzeiro, o atacante Luis Sinisterra usará um número marcante na história celeste. Emprestado pelo Bournemouth, da Inglaterra, até o fim de junho de 2026, o colombiano será o camisa 17 do time. Ele foi o primeiro jogador contratado pela diretoria na atual janela de transferências.
Vale lembrar que a numeração de Sinisterra estava vaga desde que Marquinhos assumiu a 7, utilizada pelo atacante Dudu antes de deixar o clube e acertar com o Atlético-MG.

Pelo Cruzeiro, há mais de dez anos, o meia Everton Ribeiro, hoje no Bahia, foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro nas campanhas dos títulos em 2013 e 2014. Com o número 17, o armador tornou-se um dos maiores ídolos da história recente da Raposa. Ao todo, em 108 jogos, Everton Ribeiro fez 23 gols e contribuiu com 24 assistências.
Outro ídolo do Cruzeiro que também chegou a vestir a camisa 17 foi Victor Aristizábal. Campeão e personagem fundamental da Tríplice Coroa, em 2003, o compatriota de Luis Sinisterra brilhou com o número 11. No entanto, à época, os times não usavam numeração fixa a cada partida. O colombiano balançou as redes 28 vezes em 54 jogos naquele ano, sendo decisivo, principalmente, na final da Copa do Brasil.
Quem também vestiu a camisa 17 do Cruzeiro foi Roger Flores. Contratado junto ao Al-Sailiya, do Catar, em 2010, Roger ficou no clube até 2012 e marcou 12 gols em 95 jogos. Um dos destaques na goleada por 6 a 1 contra o Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, que livrou a equipe do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, Flores encerrou a carreira com enorme identificação com a torcida.
Número 17 nas últimas temporadas
Nas últimas temporadas, alguns atletas também vestiram o número 17 do Cruzeiro, como os volantes Ramiro e Matheus Barbosa, o meia Marquinhos Gabriel, os atacantes Rafa Silva, Raniel, Keké e Judivan, além dos laterais-direitos Weverton e Ezequiel.
Carreira de Sinisterra
Sinisterra foi revelado pelo Once Caldas-COL, clube pelo qual jogou até 2018. Ele foi vendido por 2 milhões de euros ao Feyenoord-HOL. Após quatro temporadas na Europa, se tornou a maior venda do clube holandês em julho de 2022, quando foi negociado por 25 milhões de euros.
Com a camisa do Feyenoord, o atacante entrou em campo 113 vezes, marcou 35 gols e deu 22 assistências. Os números chamaram atenção do Leeds, da Inglaterra, que pagou 25 milhões de euros para contratar Sinisterra dias antes de negociar o brasileiro Raphinha com o Barcelona, da Espanha.
No Leeds, foram 26 jogos e oito gol marcados. Ele acabou emprestado ao Bournemouth, também da Inglaterra, em setembro de 2023 e, depois, em fevereiro de 2024, comprado em definitivo por 20 milhões de libras (R$ 146 milhões na cotação atual).
Com a camisa do Bournemouth, o colombiano disputou 37 jogos, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Seu último jogo foi em 15 de março, quando atuou por apenas 18 minutos, antes de sofrer uma lesão muscular na coxa.

