Em um período de alerta no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá mais um obstáculo para o duelo com o Internacional, neste sábado (23), às 18h30 (de Brasília), pela 21ª rodada da Série A, no Mineirão, em Belo Horizonte: quebrar um tabu de quase dez anos sem vencer o Colorado na competição.
A última vitória do Cruzeiro aconteceu no Independência, na capital, em agosto de 2016, pela 18ª rodada do Brasileiro daquele ano. Com direito à dose tripla da ‘lei do ex’, os comandados de Mano Menezes golearam o Internacional, por 4 a 2, com três gols de Rafael Sobis e um de Ramón Ábila. Os meias Seijas e Alex descontaram para os gaúchos na partida.
Desde aquele confronto, há nove anos, o Cruzeiro não conseguiu mais derrotar o Internacional. No período, foram dez jogos, com cinco vitórias do adversário e outros cinco empates.
O último duelo entre as equipes ocorreu nesta temporada, pela 2ª rodada da Série A. Em uma partida marcada pela expulsão polêmica de Jonathan Jesus, aos 20′ do primeiro tempo, o Inter venceu, no Beira-Rio, em Porto Alegre, por 3 a 0.
Retrospecto no Mineirão
No Gigante da Pampulha, o tabu do Cruzeiro ganha ainda mais força. A última vez que a Raposa venceu o Internacional no estádio, pelo Campeonato Brasileiro, foi há quase 11 anos, em outubro de 2014. Naquela ocasião, o time de Marcelo Oliveira se consagraria bicampeão de forma consecutiva da liga nacional.
+ Leia também: Novo improviso? Jardim faz avaliação sobre lateral do Cruzeiro antes de jogo contra o Inter
O atacante Marcelo Moreno, aos 20′, e Marquinhos, aos 34 minutos, colocaram o Cruzeiro na frente do placar ainda na primeira etapa. O meia Alex, o mesmo que marcaria posteriormente na derrota do Internacional em 2016, no Independência, saiu do banco para diminuir o marcador.
A partir daí, foram cinco jogos, sendo quatro empates e uma derrota. O último jogo no Mineirão não traz boas lembranças ao torcedor cruzeirense. Mesmo com um a menos desde os 32′ do primeiro tempo, o Internacional segurou o empate sem gols até o final. O goleiro colorado, Anthoni, ainda pegou o pênalti cobrado por Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão em 2025, com 14 tentos.
Desfalques do Internacional
Adversário do Cruzeiro na 21ª rodada do Brasileirão, o Internacional terá dois desfalques certos para a partida no sábado (23). Os atacantes Vitinho e Enner Valencia levaram o terceiro cartão amarelo na derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no Beira-Rio, no último domingo (17), pela 20ª rodada da Série A, e terão que cumprir suspensão.
Vitinho e Valencia foram titulares diante do Rubro-Negro, já que Roger Machado escalou a equipe reserva de olho no compromisso pela Copa Libertadores no meio da semana. O Inter enfrentará novamente o Flamengo, nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), no Rio Grande do Sul, pelo jogo de volta das oitavas de final. Os titulares da posição são Ricardo Mathias e Wesley, respectivamente.
Tabela do Brasileirão
Com o empate diante do Mirassol, nessa segunda-feira (18), o Cruzeiro perdeu a chance de reassumir a vice-liderança e permaneceu na 3ª colocação, com 38 pontos conquistados.
Por outro lado, com o resultado ruim contra o Flamengo, os comandados do técnico Roger Machado seguem na luta para deixar a segunda parte da classificação. Atualmente, o Internacional é o 12º colocado na tabela, com 24 pontos.

