Em meio à sequência de três jogos sem vitória, o Cruzeiro apresentou uma média de quase 30 cruzamentos por partida nas áreas adversárias. Com um evidente problema de construção pelas pontas, o time celeste alçou 87 bolas desde o empate sem gols contra o Corinthians, na última quarta-feira (23), pelo Campeonato Brasileiro. Os dados são do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas.
No empate por 0 a 0 contra o CRB, nessa quarta (30), pelas oitavas de final da Copa do Brasil, os comandados de Leonardo Jardim apresentaram bom repertório ofensivo no primeiro tempo, mas, na etapa final, abusaram dos cruzamentos. Ao todo, foram 40 bolas cruzadas na área dos alagoanos, sendo que apenas nove tiveram direção certa. O aproveitamento no quesito foi de 23%.
No último domingo (27), na derrota para o Ceará, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Brasileirão, o Cruzeiro cruzou 35 vezes na área do Vozão. Com o baixo aproveitamento de 11%, somente quatro lançamentos aéreos tiveram trajetória certeira.
Já contra o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, foram 12 tentativas do Cruzeiro, com três no alvo e 25% de rendimento.
O exagero no número de cruzamentos pode ter relação com as mudanças por desgaste físico no time titular, mas também pela impaciência na construção das jogadas.
Mais estudado pelos rivais e com menos espaço para jogar, especialmente no meio-campo, o Cruzeiro tem tentado marcar gols em cruzamentos pelos corredores. A equipe balançou as redes uma vez nos últimos três jogos.

Aumento expressivo desde últimas vitórias
De acordo com os dados do Sofascore, o Cruzeiro aumentou em quase seis vezes o índice de cruzamentos nos últimos quatro jogos. Na vitória sobre o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, a Raposa somou três pontos no Brasileirão justamente com um número bem menor de cruzamentos: no total, seis. Um cruzamento teve direção à área do Tricolor, com 17% de aproveitamento.
Após a vitória sobre o Fluminense, o Cruzeiro já passou a cruzar bem mais na área dos adversários. Durante a goleada sobre o Juventude, no Mineirão, pela Série A, o time cruzou 25 vezes e só dois tiveram direção certa, com 8% de aproveitamento.
Para tentar retomar o caminho das vitórias, Jardim deverá fazer ajustes ofensivos no Cruzeiro. Enquanto isso, a diretoria avalia as opções disponíveis no mercado para solucionar uma posição carente no elenco.
Números de cruzamentos nos últimos 5 jogos
Cruzeiro 0x0 CRB – Copa do Brasil
- 40 cruzamentos tentados
- 9 cruzamentos certos
- 23% de aproveitamento
Cruzeiro 1×2 Ceará – Brasileirão
- 35 cruzamentos tentados
- 4 cruzamentos certos
- 11% de aproveitamento
Corinthians 0x0 Cruzeiro – Brasileirão
- 12 cruzamentos tentados
- 3 cruzamentos certos
- 25% de aproveitamento
Cruzeiro 4×0 Juventude – Brasileirão
- 25 cruzamentos tentados
- 2 cruzamentos certos
- 8% de aproveitamento
Fluminense 0x2 Cruzeiro – Brasileirão
- 6 cruzamentos tentados
- 1 cruzamento certo
- 17% de aproveitamento
- Total de cruzamentos: 118 (média de 23,6)
- Cruzamentos certos: 19
- Aproveitamento médio: 16,1%

