Novo líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem demonstrado enorme solidez defensiva no primeiro turno. Com apenas nove gols sofridos em 14 jogos, a terceira melhor marca da competição – ao lado do Palmeiras e atrás de Flamengo (5) e Botafogo (7) -, o time celeste não foi vazado em sete partidas, ou seja, em metade dos compromissos.
Após ter sofrido ao menos um gol nos três primeiros jogos do Brasileirão, o Cruzeiro “fechou a casinha” e passou a construir vitórias com segurança. Mais compacta, a equipe comandada por Leonardo Jardim adotou um padrão defensivo dentro e fora de casa na Série A. A ideia inicial foi implementada na 3ª rodada, no empate por 1 a 1 contra o São Paulo, no Morumbis.
Dos sete jogos em que passou ileso, o Cruzeiro atuou como visitante em quatro oportunidades: contra Sport, Fortaleza, Vitória e Fluminense. Sem sofrer gols, a Raposa somou três vitórias nesse recorte e só não triunfou diante do encharcado gramado do Barradão, em Salvador, quando também atuou com um a menos em grande parte do jogo.
Já sob seus domínios, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro goleou o Bahia e empatou o clássico com o Atlético-MG. Além disso, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, o Vasco foi derrotado pelo time celeste e também não conseguiu marcar nenhum gol.
Jogos sem sofrer gol no Brasileiro
- Cruzeiro 3×0 Bahia – Mineirão, em Belo Horizonte (MG) – 4ª rodada
- Cruzeiro 1×0 Vasco – Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG) – 6ª rodada
- Sport 0x4 Cruzeiro – Ilha do Retiro, em Recife (PE) – 8ª rodada
- Cruzeiro 0x0 Atlético-MG – Mineirão, em Belo Horizonte (MG) – 9ª rodada
- Fortaleza 0x2 Cruzeiro – Castelão, em Fortaleza (CE) – 10ª rodada
- Vitória 0x0 Cruzeiro – Barradão, em Salvador (BA) – 12ª rodada
- Fluminense 0x2 Cruzeiro – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) – 14ª rodada
Cruzeiro tem segundo melhor ataque
Se a defesa tem esbanjado confiança, o ataque do Cruzeiro não foge do padrão estabelecido por Jardim. Com 23 gols marcados, o time celeste detém o segundo melhor índice do Brasileirão. Apenas o Flamengo, agora vice-líder do campeonato, tem números melhores, com 26 tentos anotados.
Tabela do Brasileirão
Com a vitória sem sofrer gol diante do Fluminense, o Cruzeiro chegou aos 30 pontos na tabela e abriu três de vantagem para o Flamengo, com 27. A campanha celeste até o momento é marcada por nove triunfos, três empates e duas derrotas, com altíssimo aproveitamento de 71%.
Empolgado, o Cruzeiro agora muda o foco para o duelo com o Juventude. Com promessa de Mineirão, em Belo Horizonte, completamente lotado, os comandados de Jardim receberão os gaúchos no domingo (20), às 16h (de Brasília), pela 15ª rodada.

