publicidade

Rápido e rasteiro: Cruzeiro tem ataque que mais fez gols em contragolpes no Brasileiro

Cruzeiro ostenta segundo melhor ataque do Brasileirão em 12 rodadas, atrás apenas do líder Flamengo

publicidade

A expressão “rápido e rasteiro como o ataque do Cruzeiro“, criada em 1966 durante a icônica campanha do título da Taça Brasil, voltou a ganhar força em 2025. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, entre os 20 integrantes da Série A, o time comandado por Leonardo Jardim detém o sistema ofensivo que mais fez gols em contragolpes.

Com o atacante Wanderson aberto no lado esquerdo e o volante Christian como um meia pela direita, o Cruzeiro passou a ter mais ímpeto ofensivo, já que os laterais Kaiki e William, principalmente, têm características de chegada à linha de fundo para conclusão das jogadas. O cenário também inclui a presença de Fagner, embora seja mais seguro defensivamente.

Dono do segundo melhor ataque da Série A, com 17 gols, e atrás apenas do líder Flamengo (24), o Cruzeiro já marcou quatro vezes em contra-ataques no Brasileirão.

Em 12 rodadas, segundo levantamento feito pelo ge, a equipe cruzeirense finalizou 23 bolas em direção aos gols adversários em contragolpes, uma média de quase dois chutes por partida nesse quesito e o maior número de arremates entre os times.

Curiosamente, o Grêmio, próximo adversário do Cruzeiro, é o terceiro que mais fez gols originados em contra-ataques, com três gols em 17 finalizações. O índice de arremates é o sétimo no comparativo dos 20 clubes.

Proteção defensiva

Eficiente no ataque, o Cruzeiro também demonstra enorme solidez defensiva, especialmente nos contra-ataques. Embora tenha sofrido um gol em contragolpes, o time celeste é o segundo que menos recebeu finalizações em rápidas investidas dos rivais, com nove. O Grêmio é o terceiro que menos foi atacado, com dez chutes.

Estilos de Cruzeiro e Grêmio

Dos 17 gols marcados pelo Cruzeiro no campeonato, dez foram construídos de pé em pés em passes rasteiros, conforme o levantamento do ge. Essa característica, inclusive, pode complicar a vida do Grêmio. O Tricolor já sofreu dez gols em jogadas rasteiras, além de ter sofrido os últimos quatro gols em jogadas áereas.

Jogo pelo Brasileirão

Com uma campanha consistente, o Cruzeiro receberá o Grêmio neste domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 13ª rodada.

Antes do início da rodada, o Cruzeiro ocupa a segunda colocação na tabela, com os mesmos 24 pontos do líder Flamengo, mas em desvantagem no saldo de gols: 20 a 9. O Grêmio, por outro lado, é o 11º colocado, com 16 pontos.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro