De olho na liderança do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro receberá o Grêmio no domingo (13), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Com ampla vantagem celeste, será o 33º jogo oficial entre as equipes no Gigante da Pampulha. Houve, ainda, um amistoso entre mineiros e gaúchos no local em toda a história.
O primeiro confronto entre Cruzeiro e Grêmio no Mineirão foi em 23 de outubro de 1966, pelo segundo jogo das quartas de final Taça Brasil. Naquele compromisso, o time comandado por Airton Moreira contou com gols de Marco Antônio e Tostão para vencer por 2 a 1, enquanto Vieira anotou o tento gremista. O resultado levou o Cruzeiro à semifinal do torneio e, posteriormente, ao título brasileiro.
No Mineirão, contra o Grêmio, o Cruzeiro faturou o seu primeiro título da Copa do Brasil, em 1993. Após empate sem gols no Olímpico, em Porto Alegre, a Raposa venceu o Tricolor por 2 a 1, com gols de Cleison e Roberto Gaúcho, e Pingo marcou para os visitantes.
Retrospecto no Mineirão
Na história, o Cruzeiro já venceu o Grêmio em 21 partidas no Mineirão, enquanto o adversário triunfou em seis jogos, além de cinco empates.
No único amistoso disputado no estádio, em 1993, o time celeste também levou a melhor e ganhou por 1 a 0, com gol de Nonato.
Jogo pelo Brasileirão
Na retomada da Série A, Cruzeiro e Grêmio voltarão a jogar com objetivos distintos na rodada. Enquanto o time de Leonardo Jardim tentará a liderança, a equipe de Mano Menezes buscará uma aproximação de quem está no G4.
A Raposa ocupa a vice-liderança, com 24 pontos na tabela; já o Tricolor Gaúcho está em 11º lugar na classificação, com 16 pontos.

