O Cruzeiro tem apostado na intensidade desde os primeiros minutos como principal estratégia no Campeonato Brasileiro. Dos 17 gols marcados nas primeiras 11 rodadas, 64,7% aconteceram no primeiro tempo – e, em especial, nos 22 minutos iniciais, onde o time balançou as redes sete vezes.
A arrancada inicial virou uma marca da equipe, que venceu todos os seis jogos em que marcou antes do intervalo.
Desde a chegada de Leonardo Jardim, o Cruzeiro ganhou uma nova identidade. Em meio a um cenário de instabilidade, com eliminações no Campeonato Mineiro e início ruim na Sul-Americana, o treinador português reorganizou a equipe, que agora é mais combativa, intensa e pressiona com linhas altas durante os 90 minutos.
Segundo Kaio Jorge, artilheiro do time na temporada com 10 gols, a exigência do treinador e o espírito coletivo imposto no dia a dia explicam a virada de chave celeste em 2025.
“Além do competir, ele sempre deixou claro que, quem não correr pelo time, não joga. Hoje, então, você vê todo mundo dando carrinho até o último lance do jogo, todo mundo ligado, concentrado, está sendo o diferencial”
Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro
O reflexo do novo modelo é evidente: o Cruzeiro está invicto há 11 jogos na temporada e é o vice-colocado do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos. O time só deixou de marcar em três partidas do campeonato – contra Internacional (2ª rodada rodada), Red Bull Bragantino (5ª rodada) e Atlético-MG (9ª rodada).
No total, a equipe marcou em 8 dos 11 jogos, mantendo média superior a 1,5 gol por partida. É o segundo melhor ataque do Brasileirão, atrás apenas do Flamengo, que balançou as redes em 24 oportunidades.
Artilheiros celestes
Além de Kaio Jorge, artilheiro do Cruzeiro na temporada e vice-artilheiro do Brasileiro, outros seis jogadores contribuíram com gols na competição: Gabigol (2), Matheus Pereira (2), Dudu (1), Lucas Romero (1), Lucas Silva (1) e Christian (1). A variedade de peças ofensivas também é um reflexo do jogo coletivo valorizado por Jardim.
Jogos do Cruzeiro no Brasileiro
- Cruzeiro 2 x 1 Mirassol – Gols do Cruzeiro: Dudu (13′), Gabigol (21′)
- Internacional 3×0 Cruzeiro
- São Paulo 1×1 Cruzeiro – Gol do Cruzeiro: Kaio Jorge (65′)
- Cruzeiro 3×0 Bahia – Gols do Cruzeiro: Lucas Romero (45’+6′), Kaio Jorge (65′, 76′)
- Bragantino 1×0 Cruzeiro
- Cruzeiro 1×0 Vasco – Gol do Cruzeiro: Christian (63′)
- Cruzeiro 2×1 Flamengo – Gols do Cruzeiro: Kaio Jorge (15′), Gabigol (97′)
- Sport 0x4 Cruzeiro – Gols do Cruzeiro: Christian (7′), Kaio Jorge (18′), Matheus Pereira (45’+1′, 52′)
- Cruzeiro 0x0 Atlético-MG
- Fortaleza 0x2 Cruzeiro – Gols do Cruzeiro: Kaio Jorge (34′), Lucas Silva (41′)
- Cruzeiro 2×1 Palmeiras – Gols do Cruzeiro: Kaio Jorge (2′, 3′)
Ataque do Cruzeiro no Brasileiro
Total de gols marcados: 17
1º tempo: 11 gols (64,7%)
2º tempo: 6 gols (35,3%)

