Equilibrado em todos os setores do campo, o Cruzeiro tem o segundo melhor ataque e a terceira melhor defesa da Série A. Após 11 rodadas, o time comandado pelo português Leonardo Jardim ocupa o segundo lugar na tabela, com 23 pontos e um de desvantagem em relação ao líder Flamengo. A campanha celeste é de sete vitórias, dois empates e duas derrotas.
Com 17 gols marcados, empatado com o Mirassol no quesito, o Cruzeiro também persegue o Rubro-Negro na liderança pelo melhor ataque da competição. A equipe de Filipe Luís, que vem de uma goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza, já balançou as redes 24 vezes.
Curiosamente, o atacante Kaio Jorge, com oito gols, e o meia Arrascaeta, com nove, são os principais artilheiros do Brasileirão após 11 rodadas.
Quando o assunto é solidez defensiva, o Flamengo também demonstra os melhores números. Ao todo, foram apenas quatro gols sofridos nos 11 primeiros jogos da Série A, seguido pelo Botafogo, com cinco.
Com a defesa em ótimo momento, o Cruzeiro sofreu somente oito gols no Campeonato Brasileiro até agora. A Raposa divide essa marca com Bragantino e Palmeiras, terceiro e quarto colocados na tabela, e o Ceará, em décimo na classificação.
Os melhores ataques do Brasileirão
- Flamengo – 24 gols marcados
- Cruzeiro e Mirassol – 17 gols marcados
- Fluminense – 15 gols marcados
- Bragantino – 14 gols marcados
As melhores defesas do Brasileirão
Flamengo – 4 gols sofridos
Botafogo – 5 gols sofridos
Cruzeiro, Bragantino, Ceará e Palmeiras – 8 gols sofridos
Cruzeiro de olho na liderança
De olho na liderança do Brasileirão, o Cruzeiro visitará o Vitória na quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, pela 12ª rodada. Em caso de triunfo, o time de Jardim assumirá o topo da Série A, com 26 pontos.
O Flamengo, assim como Palmeiras, Botafogo e Fluminense, disputará o Super Mundial de Clubes da Fifa, nos EUA, e teve o seu jogo atrasado para depois da competição internacional.

