publicidade

Cruzeiro é eliminado na fase de grupos da Sul-Americana pela primeira vez na história

Empate contra o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador, decretou vexame histórico do Cruzeiro no torneio continental

publicidade

Vice-campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o Cruzeiro está precocemente eliminado na fase de grupos do torneio em 2025. Após quatro rodadas, o time celeste somou apenas um ponto, justamente no empate desta quarta-feira (7) contra o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador.

Nesta temporada, o Cruzeiro foi desclassificado na fase de grupos da Sul-Americana pela primeira vez em sua história. Curiosamente, a pior campanha foi registrada após a melhor trajetória celeste no certame, mesmo com a perda do título na decisão contra o Racing, no Paraguai. Antes de 2025, a Raposa jamais havia passado das oitavas de final da competição internacional.

Multicampeão continental, o Cruzeiro era, até então, o único clube brasileiro que jamais havia caído na fase de grupos da Sul-Americana ou da Libertadores. A escrita se mantém no principal torneio do continente.

Eliminação na 1ª fase

Embora o Cruzeiro tenha sido eliminado pela primeira vez na fase de grupos da Sul-Americana, o time celeste já havia saído na primeira fase de competição.

Há quase 19 anos, em 13 de setembro de 2006, o Cruzeiro foi eliminado pelo Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte, ainda pela 1ª fase – mas não fase de grupos. Uma semana antes, a equipe cruzeirense havia perdido por 1 a 0 no Pacaembu, em São Paulo. Na volta, os mineiros devolveram o placar, com gol de Wagner, mas foram derrotados por 4 a 3 nas penalidades.

Eliminações em fase de grupos de outros torneios

Previamente ao vexame na Sul-Americana de 2025, o Cruzeiro foi eliminado na fase de grupos da Supercopa da Libertadores, em 1997, ano em que foi bicampeão da América. A Raposa ficou na segunda posição do Grupo 1, com nove pontos, que teve o Colo-Colo como líder (11 pontos), o Independiente-ARG em terceiro (oito pontos) e o Boca Juniors-ARG na lanterna (cinco pontos). Naquela competição, apenas os líderes de cada chave avançavam à semifinal.

Além da Supercopa de 1997, o Cruzeiro também foi eliminado na fase de grupos da Copa Mercosul de 2001, quando Corinthians e Independiente-ARG avançaram no Grupo 3. O Cruzeiro ficou na terceira posição, com oito pontos.

Próximo jogo do Cruzeiro

Agora, o Cruzeiro volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (11), às 16h (de Brasília), o time celeste visitará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 8ª rodada da competição.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste