Vice-campeão da Copa Sul-Americana no ano passado, o Cruzeiro está precocemente eliminado na fase de grupos do torneio em 2025. Após quatro rodadas, o time celeste somou apenas um ponto, justamente no empate desta quarta-feira (7) contra o Mushuc Runa, em Riobamba, no Equador.
Nesta temporada, o Cruzeiro foi desclassificado na fase de grupos da Sul-Americana pela primeira vez em sua história. Curiosamente, a pior campanha foi registrada após a melhor trajetória celeste no certame, mesmo com a perda do título na decisão contra o Racing, no Paraguai. Antes de 2025, a Raposa jamais havia passado das oitavas de final da competição internacional.
Multicampeão continental, o Cruzeiro era, até então, o único clube brasileiro que jamais havia caído na fase de grupos da Sul-Americana ou da Libertadores. A escrita se mantém no principal torneio do continente.
Eliminação na 1ª fase
Embora o Cruzeiro tenha sido eliminado pela primeira vez na fase de grupos da Sul-Americana, o time celeste já havia saído na primeira fase de competição.
Há quase 19 anos, em 13 de setembro de 2006, o Cruzeiro foi eliminado pelo Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte, ainda pela 1ª fase – mas não fase de grupos. Uma semana antes, a equipe cruzeirense havia perdido por 1 a 0 no Pacaembu, em São Paulo. Na volta, os mineiros devolveram o placar, com gol de Wagner, mas foram derrotados por 4 a 3 nas penalidades.
Eliminações em fase de grupos de outros torneios
Previamente ao vexame na Sul-Americana de 2025, o Cruzeiro foi eliminado na fase de grupos da Supercopa da Libertadores, em 1997, ano em que foi bicampeão da América. A Raposa ficou na segunda posição do Grupo 1, com nove pontos, que teve o Colo-Colo como líder (11 pontos), o Independiente-ARG em terceiro (oito pontos) e o Boca Juniors-ARG na lanterna (cinco pontos). Naquela competição, apenas os líderes de cada chave avançavam à semifinal.
Além da Supercopa de 1997, o Cruzeiro também foi eliminado na fase de grupos da Copa Mercosul de 2001, quando Corinthians e Independiente-ARG avançaram no Grupo 3. O Cruzeiro ficou na terceira posição, com oito pontos.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (11), às 16h (de Brasília), o time celeste visitará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 8ª rodada da competição.

