A derrota para o Palestino nessa quinta-feira (24), pela Copa Sul-Americana, não somente deixou o Cruzeiro próximo da eliminação na fase de grupos, mas também quebrou um tabu que já durava quase 27 anos. Os chilenos venceram por 2 a 1, no Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo, e complicaram a vida cruzeirense na competição.
Antes do resultado negativo na noite dessa quinta (24), o último revés do Cruzeiro para chilenos havia sido em 1998. Naquele ano, o time celeste perdeu para o Colo-Colo, por 2 a 1, em Santiago, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Após a derrota para o Colo-Colo, o Cruzeiro tinha somado 12 vitórias e cinco empates em sequência. A escrita do Cruzeiro caiu justamente no seu primeiro duelo na história com o Palestino.
Cruzeiro x chilenos
Em Coquimbo, o Cruzeiro disputou a 35ª partida na história diante de equipes chilenas. Ao todo, foram 18 vitórias, 11 empates e seis derrotas, um aproveitamento de 61,90%.
Situação complicada na Sul-Americana
Com três derrotas em três jogos, o Cruzeiro está praticamente eliminado na Sul-Americana. O time celeste é o lanterna isolado do Grupo E. O Mushuc Runa lidera a chave, com nove pontos, seguido pelo Palestino, com seis. O Unión Santa Fé é o terceiro, com três pontos.
Vale lembrar que apenas o líder de cada grupo avança diretamente às oitavas de final. Os segundos colocados disputam um playoff contra equipes que ficaram em terceiro nas chaves da Copa Libertadores.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a se concentrar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (27), às 18h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Vasco, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 6ª rodada da competição.

