Contratado em 4 de fevereiro para mudar os rumos do Cruzeiro, Leonardo Jardim tem mergulhado no universo do futebol brasileiro em um contexto de pressão por resultados. Nesse domingo (20), o técnico português completou o seu 10º jogo à frente do time celeste. Os números não são bons: duas vitórias, três empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 30%.
Apesar dos índices iniciais não jogarem a favor, Jardim afirmou, após a derrota para o Bragantino, que “o Brasil vive o futebol com muita emoção”. Ao analisar o curto período desde que chegou à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, ele destacou que, no país, “dois meses parecem três anos”.
Consciente de que precisa melhorar o desempenho para permanecer no cargo, ainda que os dirigentes do Cruzeiro tenham destacado a confiança no técnico, Jardim sinalizou que a melhora seria significativa se tivesse participado da montagem do elenco. Grande parte do grupo foi montado na ‘era’ Fernando Diniz.
“Sou uma pessoa de projetos desportivos longos. Estamos iniciando o trabalho. Quando as pessoas falam dois meses, no Brasil, parecem três anos. Eu ainda não tive uma janela de mercado [transferências], por exemplo, para estruturar a equipe para um modelo de jogo. Estamos evoluindo, mas existe um longo trabalho pela frente que queremos desenvolver para o bem do Cruzeiro, para o presente e para o futuro”
Leonardo Jardim, sobre os 10 primeiros jogos pelo Cruzeiro
‘Segredo’ para o sucesso
De acordo com Jardim, viver o futebol brasileiro era uma experiência há muito tempo sonhada pelo português. No entanto, para ter sucesso no país, Leonardo acredita que precisa dosar a emoção com inteligência e estratégia.
“O Brasil é uma experiência magnífica, era uma das minhas ambições vir ao Brasil e viver essa emoção do futebol brasileiro. Tento trazer algum do meu DNA, viver o futebol com inteligência e estratégia, mas também viver com essa emoção. No Brasil, vive-se muito o futebol com emoção e, às vezes, até ultrapassa a estratégia e o racional”, completou.
Foco na terceira vitória
Em busca da terceira vitória pelo Cruzeiro, Jardim comandará as atividades na reapresentação do elenco na terça-feira (22), às 10h (de Brasília), na Toca da Raposa II, em BH. O time iniciará a preparação para o duelo com o Palestino, pela Copa Sul-Americana. O jogo será na quinta (24), às 21h30 (de Brasília), em Coquimbo, no Chile.

