O Cruzeiro vive um bom momento e, parte importante disso, passa pelas mudanças táticas feitas pelo técnico Leonardo Jardim. Com a adoção de três volantes e um time mais compacto, a equipe teve maior sustentação no meio-campo e reduziu drasticamente o número de finalizações sofridas — alívio para quem vinha sendo o mais exigido do elenco: o goleiro Cássio.
Até a data da mudança de postura e escalação, no empate contra o São Paulo, Cássio já havia feito 12 defesas no Campeonato Brasileiro, segundo dados do Sofascore. Com um time mais espaçado e pouca pressão na saída de bola, os adversários encontravam facilidade para chegar ao ataque. Com isso, o arqueiro celeste era constantemente exigido.
Desde então, o cenário mudou. Contra o São Paulo e, depois, na goleada por 3 a 0 sobre o Bahia, o Cruzeiro sofreu apenas um chute em cada partida — número simbólico da nova fase defensiva do time celeste.
Vale lembrar que Cássio já vinha se destacando. Na vitória por 2 a 1 diante do Mirassol, pela 1ª rodada do Brasileirão, o camisa 1 defendeu um pênalti cobrado por Reinaldo, que bateu no canto direito. Cássio acertou o lado e fez a defesa, ajudando a garantir a vitória celeste no Mineirão.
Autocrítica e análise interna
Após a derrota para o Mushuc Runa, pela Sul-Americana, o goleiro comentou sobre os problemas defensivos do time e fez um alerta:
“Quanto menos gol você tomar, mais vamos ficar próximos da vitória. Temos tomado muitos gols e isso é um ponto muito grande. Temos sido muito atacados. No Brasileiro, se não me engano, sou o goleiro que mais recebeu chutes. Mas é um conjunto. Não adianta colocar culpa nesse ou naquele. Temos que trabalhar, ver e rever vídeos, posicionamento. Tem gols que tomamos por detalhes básicos”, comentou o goleiro.
Parece que o Cruzeiro entendeu o recado. Após 14 jogos sendo vazado, a equipe voltou a não sofrer gols diante do Bahia, na última rodada. E mais: controlou o jogo defensivamente, permitindo apenas uma finalização certa da equipe adversária. Já no duelo contra o São Paulo, o time foi vazado uma vez, mas aquela foi a única finalização no alvo sofrida durante os 90 minutos.
Agora, o próximo desafio será fora de casa. O Cruzeiro encara o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com sete pontos, o time celeste ocupa a 5ª colocação, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2026. O Massa Bruta, comandado por Fernando Seabra, também soma sete pontos, mas está em 6º lugar por ter marcado menos gols.

