Em busca da segunda vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tentará ampliar os seus ótimos números contra o Bahia no Mineirão, em Belo Horizonte. Os times de Leonardo Jardim e Rogério Ceni medirão forças na quinta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), pela 4ª rodada da competição.
Na história, o Cruzeiro vai receber o Bahia no Gigante da Pampulha pela 29ª vez. Curiosamente, o único triunfo do Tricolor no estádio foi no dia 1º de dezembro de 2013, pela 37ª rodada do Brasileirão daquele ano. À época, a equipe comandada por Marcelo Oliveira já havia conquistado o título brasileiro, mas queria se despedir da torcida em grande estilo.
O meia Marquinhos Gabriel, que jogaria no Cruzeiro seis anos depois, abriu o placar para o Bahia no primeiro tempo. O atacante Vinícius Araújo empatou para o Cruzeiro já na reta final do segundo tempo, aos 39’, mas, aos 44’, o meia Anderson Talisca sacramentou o resultado para os visitantes: 2 a 1.
Cruzeiro x Bahia no Mineirão
Ao todo, em 28 partidas, incluindo todas as competições, o Cruzeiro já levou a melhor em 20 ocasiões contra o Bahia no Mineirão. Houve, ainda, além do único triunfo baiano, mais sete empates.
Outro dado que chama atenção é a diferença no número de gols marcados e sofridos pelo Cruzeiro no confronto. O time celeste já balançou as redes 53 vezes diante do seu torcedor, enquanto o Bahia só marcou 14 gols no Mineirão.
- 20 vitórias do Cruzeiro
- 7 empates
- 1 triunfo do Bahia
- 53 gols do Cruzeiro
- 14 gols do Bahia
Única vitória no Mineirão em 2023
Em 2023, o Cruzeiro protagonizou a sua pior temporada na história desde que o Mineirão foi inaugurado, em 1965. Naquele ano, o time cruzeirense disputou 13 jogos no estádio, com apenas uma vitória, sete empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 25,6%.
De forma inusitada, a única vez em que o Cruzeiro derrotou algum adversário no Mineirão, em 2023, foi diante do Bahia. Em 25 de outubro, pela 29ª rodada da Série A, Kanu (contra), Marlon e Bruno Rodrigues foram os responsáveis pela goleada de 3 a 0.

