publicidade

Cruzeiro ainda busca formação ideal e só repetiu escalação uma vez em 2025

Leonardo Jardim, que chegou ao 6º jogo no comando da equipe, ainda não repetiu escalação

publicidade

O Cruzeiro segue em busca de uma formação ideal em 2025. Em meio às oscilações na temporada, os treinadores que passaram pela Toca da Raposa ainda não conseguiram encontrar os 11 jogadores iniciais que ofereçam consistência e dinâmica à equipe.

Mesmo estando apenas no mês de abril, o clube já foi comandado por três nomes diferentes: Fernando Diniz, Wesley Carvalho (de forma interina) e, agora, Leonardo Jardim.

O técnico português, que assumiu há cerca de dois meses, ainda não repetiu uma escalação sequer. Jardim tem rodado o elenco em busca do encaixe ideal, mas a formação definitiva ainda não apareceu. Ele já antecipou que, diante do calendário apertado, pretende fazer rodízio no elenco.

+ Leia também: Após desabafo, Pedrinho faz autocrítica no Cruzeiro e cobra jogadores

A única vez em que o Cruzeiro repetiu uma escalação em 2025 – ainda que de forma não sequencial – foi sob o comando de Diniz. Na ocasião, o treinador manteve o time que goleou o Itabirito por 4 a 1 para o clássico contra o Atlético-MG. A equipe, porém, foi derrotada por 2 a 0, em partida marcada pela expulsão de Gabigol ainda no primeiro tempo.

Naquelas duas oportunidades, o Cruzeiro foi a campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero e Matheus Henrique; Matheus Pereira, Marquinhos e Gabigol.

Os atletas mais utilizados entre os titulares têm sido os defensores. Cássio e Fabrício Bruno lideram o ranking, com 11 jogos cada. Na sequência, aparecem William, Matheus Henrique e Gabigol, com 10 jogos, e Jonathan Jesus, Kaiki e Lucas Romero, com 9 partidas entre os 11 iniciais.

MP10 de volta

Principal nome do Cruzeiro na temporada passada, o meia Matheus Pereira ainda busca retomar o protagonismo. Após quase ser negociado com o futebol russo e acompanhar a reta final da gravidez de sua esposa, o camisa 10 esteve ausente da escalação inicial nas últimas partidas.

Agora, com o nascimento de seu primogênito, a tendência é que MP10 volte a ganhar espaço no time titular e assuma novamente o papel de referência técnica. Ao lado de reforços de peso da temporada, como Dudu e Gabigol, o meia é peça-chave para a engrenagem ofensiva do Cruzeiro.

Agenda cheia

Nesta quarta-feira (10), o Cruzeiro recebe o Mushuc Runa, do Equador, às 21h30, no Mineirão, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Leonardo Jardim poderá repetir a escalação da equipe que foi derrotada pelo Internacional, nesse domingo (6).

No entanto, para o próximo compromisso pelo Brasileirão, diante do São Paulo, no domingo (14), às 17h30, no Morumbis, isso não será possível. O zagueiro Jonathan Jesus está suspenso após ser expulso de forma polêmica na partida contra o Inter.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite chega a 10 jogos pelo Cruzeiro com resultados ruins e sob ‘pressão’; veja números

Com mais derrotas que vitórias, técnico vive início turbulento no comando do time celeste

Em três rodadas, Cruzeiro sofre 25% dos gols do Brasileirão de 2025

Com Tite, Cruzeiro demonstra fragilidade defensiva pouco vista na 'era Leonardo Jardim', em 2025; veja comparação

Contra o Mirassol, Cruzeiro tenta alcançar marca defensiva inédita em 2026

Após nove jogos na temporada, Raposa busca primeira sequência sem sofrer gols

Kaio Jorge entra no top 10 dos maiores artilheiros do Cruzeiro no século; veja lista

Com 37 gols, Kaio Jorge ultrapassa Guilherme e entra em ranking histórico do clube celeste