O plano do Cruzeiro para a estreia da Copa Sul-Americana não funcionou. O time celeste jogou muito mal e perdeu por 1 a 0 para o Unión Santa Fe, na noite desta terça-feira (1º), no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina, pela 1ª rodada do Grupo E do torneio.
O Cruzeiro teve maior posse bola do que o adversário (56% contra 44%), mas sendo a maior parte dela na defesa. A maior dificuldade apresentada foi na parte de criação.
A equipe mineira tentou explorar contra-ataques, mas todos sem grande efetividade. Ao todo, foram apenas oito finalizações, sendo dois chutes ao gol adversário.
O tento dos argentinos saiu aos 49 minutos do segundo tempo. Verde cobrou escanteio para a área, a bola sobrou para Diego Díaz na segunda trave, que chutou de primeira. A bola foi no canto esquerdo de Cássio, que não alcançou.
O Central da Toca traz abaixo os números dos times na partida.
+ Leia também: Cruzeiro deixa de ganhar premiação contra o Unión na Sul-Americana
Números do Cruzeiro
- Posse de bola: 56%
- Finalizações: 8
- Chutes a gol: 2
- Chances perigosas: 0
- Escanteios: 3
- Passes completados: 337
- Cruzamentos: 14
- Desarmes: 19
- Faltas: 7
Números do Unión Santa Fe
- Posse de bola: 44%
- Finalizações: 16
- Chutes a gol: 2
- Chances perigosas: 1
- Escanteios: 8
- Passes completados: 259
- Cruzamentos: 32
- Desarmes: 12
- Faltas: 16
Como foi o jogo na Argentina?
Nada deu certo para o Cruzeiro no primeiro tempo. A estratégia montada por Leonardo Jardim não funcionou. O treinador fez quatro mudanças em relação à equipe que começou o jogo contra o Mirassol, no Brasileirão. Kaiki, Matheus Henrique, Dudu e Kaio Jorge deixaram o time para as entradas de Villalba, Romero, Christian e Lautaro Díaz, respectivamente.
E, logo de cara, os problemas já ficaram evidentes. Os erros na saída de bola deixaram a zaga exposta. Os defensores também tiveram muitos erros individuais e custaram a conter os avanços do ataque do Unión.
Com dificuldade para sair do campo de defesa com a bola dominada, o Cruzeiro só conseguiu dar o primeiro chute ao gol adversário aos 20′. Lautaro recebeu bom passe de Gabigol e tentou marcar de voleio. A bola foi prensada no zagueiro do time argentino e facilitou a defesa do goleiro Thiago Cardozo.
Na reta final do primeiro tempo, a insistência do Santa Fe quase foi recompensada. Dómina foi lançado na entrada da área, avançou sozinho, driblou Cássio e chutou para dentro do gol. No entanto, o atacante estava à frente do último homem da defesa celeste na origem do lance e o impedimento foi marcado após análise do VAR.
Apesar da falta de criatividade, o Cruzeiro voltou com o mesmo time para o segundo tempo. Jardim preferiu dar mais minutos aos jogadores antes de fazer algumas alterações para tentar dar uma nova dinâmica à equipe.
As chances de maior perigo foram dos donos da casa. Estigarribia teve outras duas oportunidades de marcar. Na primeira, ele foi travado por Fabrício Bruno no último momento. Na segunda, o atacante tentou completar cruzamento e chutou a bola a centímetros do gol.
No último lance, o Santa Fe foi premiado. Verde cobrou escanteio para a área, a bola sobrou para Diego Díaz na segunda trave, que chutou de primeira. A bola foi no canto esquerdo de Cássio, que não alcançou: 1 a 0.

