Novo executivo de futebol do Cruzeiro, Bruno Spindel chegou a Belo Horizonte nesta segunda-feira (29), assinou contrato e já conheceu as instalações da Toca da Raposa II. Em entrevista à TV Cruzeiro, o ex-diretor de futebol do Flamengo fez questão de elogiar a estrutura do clube celeste.
+ Leia mais: Cruzeiro encaminha empréstimo de Tevis para clube do Japão; veja detalhes
“Estou impressionado com a estrutura. É um prazer encontrar velhos conhecidos meus, o Tite, sua comissão técnica. Trabalhar em conjunto com todos e com todos os atletas, que fizeram uma ótima temporada”,
Bruno Spindel, novo executivo de futebol do Cruzeiro
Spindel também agradeceu a Pedro Lourenço, presidente da SAF do Cruzeiro, com quem se reuniu logo pela manhã, conforme noticiado pelo Central da Toca em conjunto com a Samuca TV.
“Honrado demais de receber o convite do Pedro Lourenço e do Pedro Junio. Grato pela confiança dele no meu trabalho. Tenho certeza que, junto com o Joaquim Pinto, vamos conseguir aprofundar os processos de gestão e profissionalismo, que o clube já apresenta”, ressaltou.
Por fim, o dirigente mandou um recado para a torcida do Cruzeiro e se disse empolgado com o futuro celeste.
“Tenho certeza que vão vir grandes conquistas pela frente. Que o Cruzeiro possa crescer ainda mais, aprofundar os processos e a estrutura, que já é incrível. E, de novo: ganhar mais títulos ainda, além das duas Libertadores, dos quatro Brasileiro, o maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos. Nação Azul, estamos juntos”, finalizou.
A negociação
Com larga experiência no Flamengo, de 2013 a agosto deste ano, Spindel esteve próximo de fechar com o Corinthians. As tratativas, porém, não deram certo quando as negociações já estavam em estágio final. O dirigente alegou que o clube paulista demorou para enviar o contrato e, por isso, encerrou a transação.
Com a negativa ao Corinthians, Spindel ganhou força no Cruzeiro e foi o nome escolhido para ocupar o cargo deixado por Paulo Pelaipe, hoje no Grêmio, no início de dezembro. Bruno se juntará a Joaquim Pinto, diretor esportivo, a Rodrigo Ramos, gerente executivo de futebol, e a Pedro Junio, vice-presidente da SAF, entre os integrantes do departamento de futebol.
Como apurou o Central da Toca e a Samuca TV, no Cruzeiro, Spindel deve ser um dos responsáveis por acompanhar a delegação nas viagens, além de manter contato frequente com os membros da comissão técnica e com os atletas. Na função de executivo de futebol, Bruno tende a resolver questões do dia a dia do clube.
No Rubro-Negro, ao longo dos 12 anos dentro do Flamengo, o dirigente atuou nas áreas de marketing e do futebol, além de ter sido CEO do clube carioca.
Trabalhou com Tite e contratou Gabigol
Na chegada à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, Spindel vai reencontrar um velho conhecido: o técnico Tite. Juntos, o dirigente e o treinador trabalharam no Flamengo, entre 2023 e 2024.
Bruno também foi um dos responsáveis pela contratação de Gabigol, hoje no Cruzeiro. Desde 2019, Spindel atuava como a principal peça das negociações para os cariocas, ao lado de Marcos Braz. Ele se encarregou de negociar o parcelamento com a Inter de Milão, da Itália, para trazer o jogador ao Rio de Janeiro.
Contratações de sucesso no Flamengo
Bruno Spindel foi anunciado pelo Flamengo em um período de “vacas magras”, em 2013, na gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Já em agosto deste ano, em meio à era mais vitoriosa da história do Rubro-Negro, o dirigente foi demitido após ter perdido espaço na administração de Luiz Eduardo Baptista (Bap).
Na Gávea, Spindel se notabilizou por ter êxito em operações financeiramente complexas. Uma dessas contratações foi a do meia-atacante Giorgian Arrascaeta, em 2019. À época, o uruguaio já havia cravado seu nome na história do Cruzeiro, mas a transação gerou polêmica por ter se arrastado como uma “novela”.
Em dezembro de 2023, Spindel movimentou os caixas do Flamengo para o pagamento à vista da multa rescisória do meia De la Cruz, ex-River Plate. O uruguaio era peça fundamental no time argentino, mas optou por se transferir ao futebol brasileiro logo depois de perder a final da Copa Libertadores para o próprio Rubro-Negro.
Nos últimos anos, com presença de Bruno Spindel nas negociações, o Flamengo contratou, por exemplo, os laterais Ayrton Lucas, Guillermo Varela, Rafinha e Filipe Luís (técnico do clube em 2025), os zagueiros Gustavo Henrique, Léo Ortiz, Léo Pereira e Pablo Marí, o volante Gerson, o meia Andreas Pereira e os atacantes Éverton Cebolinha, Pedro e Bruno Henrique. Esses são alguns dos atletas oficializados no período e que conquistaram títulos em diferentes anos.
No período em que Spindel esteve no Flamengo, entre os principais títulos, o clube venceu três Libertadores (2019, 2022 e 2025), uma Recopa Sul-Americana (2020), três Brasileiros (2019, 2020 e 2025), três Copas do Brasil (2013, 2022 e 2024), três Supercopas do Brasil (2020, 2021 e 2025) e sete Cariocas (2014, 2017, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025).

