Destaque das categorias de base do Cruzeiro, Pietro Tavares também tem chamado a atenção na Seleção Brasileira Sub-17. Na disputa da Copa do Mundo da categoria, o jovem atacante, de apenas 16 anos, foi um dos grandes nomes da classificação do Brasil diante da França nas oitavas de final.
Nessa terça-feira (18), Pietro iniciou no banco de reservas e entrou aos 31′ do segundo tempo. Os minutos em campo foram suficientes para causar impacto imediato: bagunçou a defesa adversária, sofreu o pênalti (desperdiçado por Ruan Pablo) e marcou um golaço.
Aos 43′, quando o Brasil estava praticamente eliminado, o atacante aproveitou um bate-rebate na área e, de canhota, acertou um golaço, no ângulo, garantindo o empate por 1 a 1 e levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, a Seleção levou a melhor por 4 a 3 e avançou às quartas de final.
Em entrevista ao Central da Toca, Tony Talibã, ex-técnico de Pietro no Sub-17 do Cruzeiro, comentou sobre a jovem promessa cruzeirense e não poupou elogios.
“Acredito que é um prodígio para a posição, um atleta diferente, que vem evoluindo, não só fisicamente, mas também tecnicamente e taticamente. É um atleta que evoluiu muito neste ano, principalmente, taticamente. Tecnicamente, é claro que a gente ajudou no desenvolvimento dele, mas, ele sempre se colocou muito disposto a evoluir, a aprender. Então, isso facilita muito. Quando o atleta tem essa disponibilidade, faz com que evolua cada vez mais”,
Tony Talibã, ex-treinador de Pietro e do Cruzeiro
Quem é Pietro Tavares?
Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Pietro está no Cruzeiro desde 2023 e já passou pelas categorias Sub-15, Sub-16 e Sub-17. Mesmo com apenas 16 anos, também atuou no Sub-20, com três partidas.
Segundo apuração do Central da Toca, Pietro está em transição entre as categorias e deve ganhar ainda mais espaço no Sub-20. Mesmo com a pouca idade, sempre demonstrou personalidade. Na base, costuma atuar como um atacante de ‘beirada’.
“Eu já via ele como um jogador diferente, sim, já visualizava que era um jogador de potencial, com um bom perfil físico e boas características técnicas e táticas. Ah, é claro que devido ao trabalho dele, né? A tudo que ele se desenvolveu como atleta, ele vem mostrando isso durante o ano inteiro. Mas, ali a gente já via que era um jogador diferente”, destacou Tony.
O ex-treinador, que deixou o Cruzeiro neste mês, também ressaltou a atuação pela Seleção.
“Jogando pela Seleção, ele se mostrou um jogador decisivo. Assim como foi em todas as partidas dos campeonatos que participou com a gente durante este ano de 2025. Ele se mostrou um atleta de alto nível e com poder de decisão grande, além da personalidade que ele tem demonstrado, assim como demonstrou na partida contra a França”, finalizou.
Contrato renovado
Além da Copa do Mundo Sub-17, Pietro já vinha sendo convocado com frequência para a Seleção e se destacando com gols. Pelo Cruzeiro, foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro Sub-17, com oito gols marcados.
Com o sucesso e a rápida evolução, o Cruzeiro se antecipou e garantiu o primeiro contrato profissional do jovem atacante. O vínculo é válido até setembro de 2028.

Para Tony Talibã, Pietro tem tudo para ser um grande ativo do elenco profissional no futuro.
“Enxergo como potencial atleta a acender ao profissional nos próximos anos. Movimento natural pela condição técnica tática e física que ele tem”.
Outros crias da Toca
Para a disputa da Copa do Mundo Sub-17, além de Pietro, o Cruzeiro contou com mais dois convocados: Felipe Morais e o zagueiro Vitor Hugo, além do analista de desempenho Matheus Amorim.
Felipe Morais e Vitor Hugo são titulares da equipe. Felipe, inclusive, é um dos homens de confiança da comissão técnica e já marcou dois gols na competição. Vitor Hugo, porém, não entrou em campo diante da França por estar suspenso, após ter sido expulso na segunda fase, contra o Paraguai.

Agora, com os crias da Toca, a Seleção Brasileira enfrenta o Marrocos, na sexta-feira (21), às 12h45 (de Brasília), no Aspire Zone, em Doha, no Catar, pelas quartas de final.

