O zagueiro João Marcelo afirmou, nesta quinta-feira (30), que o Cruzeiro precisa mudar de postura em casa, sobretudo em relação aos últimos jogos. No sábado (1º), às 16h (de Brasília), o time celeste receberá o Vitória, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em zona mista na Toca da Raposa II, em BH, o defensor destacou a atuação ruim na vitória contra o Fortaleza, no Mineirão. João Marcelo enfatizou que o desempenho precisa ser outro, embora o Cruzeiro tenha feito uma boa apresentação no empate diante do Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.
“Sim (sobre mudança de postura), principalmente dentro de casa. Apesar de termos ganhado do Fortaleza, a gente sabe que ficou devendo na nossa exibição, de ter feito um bom jogo. Sabemos que precisamos melhorar em alguns pontos. Acredito que a gente fez um bom jogo contra o Palmeiras. Agora é focar no que erramos, trabalhar, melhorar e sair com a vitória no sábado”, iniciou.
‘Robin Hood’ do Brasileirão?
Na sequência, João Marcelo comentou sobre as críticas de o Cruzeiro ser o “Robin Hood” do Brasileirão, perdendo pontos para os times na luta contra o rebaixamento e com resultados positivos contra os mais fortes. O zagueiro minimizou a tese e citou os “tropeços” em casa como pontos de correção.
“Não, não foi só o Cruzeiro que perdeu pontos para as equipes da parte de baixo. O Brasileiro é um campeonato muito difícil, e a gente precisa melhorar nesse aspecto. Temos que consertar o que não foi bem feito, melhorar para o jogo de sábado e sair com a vitória”, complementou.
O que fazer de diferente?
Perguntado sobre as derrotas para Ceará e Santos, além do empate contra o Sport, no Mineirão, João Marcelo sinalizou que o Cruzeiro precisa melhorar a concentração nos duelos com as equipes “desesperadas” na tabela.
“O principal é concentração. As equipes que estão na parte de baixo da tabela são fortes. O Brasileirão é um campeonato muito difícil. Temos que bater no que falhamos nesses jogos, consertar e não perder mais pontos dentro de casa, principalmente. Estamos devendo boas exibições dentro de casa. Vamos fazer de tudo para sair de tudo com os três pontos”, concluiu.
Dupla de zaga reserva
Vale lembrar que o Cruzeiro não terá Fabrício Bruno e nem Lucas Villalba, suspensos. Sem a dupla de zaga titular, o técnico Leonardo Jardim deve escalar João Marcelo ao lado de Jonathan Jesus.
A outra opção para o setor é o paraguaio Mateo Gamarra, emprestado pelo Athletico-PR até o fim do ano, mas que não entra em campo há mais de cinco meses. A última atuação dele foi no dia 28 de maio, contra o Unión Santa Fe-ARG, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Duelo de opostos
Terceiro colocado, com 57 pontos, o Cruzeiro está a cerca de dez pontos para confirmar a vaga na Libertadores, no mínimo, pelo G6 do Campeonato Brasileiro. Os cálculos da Universidade Federal de Minas (UFMG) apontam que 66 pontos vão garantir, de forma matemática, a classificação às fases preliminares.
Franco azarão no fim de semana, o Vitória abre a zona de rebaixamento, na 17ª posição, com 31 pontos. O Santos é a primeira equipe fora da área da degola, com 32 pontos. De acordo com a UFMG, o Leão tem 56,7% de chances de rebaixamento à Série B.

