Gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço revelou, nessa quinta-feira (23), uma meta para as categorias de base do clube celeste. De acordo com o empresário, serão abertas 200 escolinhas de futebol em Minas Gerais para a formação e a captação de promessas.
Com o objetivo de trazer jovens mais qualificados e de diferentes regiões do Estado para a base, o Cruzeiro trabalha para dar “a chance da vida” aos garotos que buscam uma oportunidade. As declarações de Pedrinho foram feitas à imprensa local de Janaúba, no Norte de Minas, enquanto o investidor da SAF celeste visitava uma unidade do Supermercados BH do município.
“Nosso plano no Cruzeiro, estamos terminando, é abrir 200 escolinhas em Minas Gerais, justamente para aproveitar esses talentos que ficam perdidos e esquecidos na nossa terra”, iniciou Pedrinho.
Outra ideia, segundo Pedro Lourenço, é o Cruzeiro trazer categorias, como o sub-20, para atuarem fora de Belo Horizonte. A ideia tem a finalidade de movimentar as regiões em que essas partidas ocorrerão, além de oportunizar novos atletas.
“São muitos jogadores que saem. Em Montes Claros mesmo, vários jogadores foram para outros clubes. A gente precisa ter isso. Às vezes eles não têm oportunidades. Esse é o trabalho que vamos fazer. Levar para jogar em Belo Horizonte, trazer o sub-20 para jogar aqui, que movimenta a cidade. Esse é o nosso trabalho”
Pedro Lourenço, gestor do Cruzeiro, sobre metas para a base do clube
Integração da base com o profissional
Atualmente, os jogadores que defendem o sub-20 do Cruzeiro treinam diariamente na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, em um campo próximo ao que a equipe de Leonardo Jardim realiza as atividades.
Com frequência, o técnico português “convoca” atletas das divisões inferiores para participarem dos treinos, em um processo de integração da base com o elenco profissional. Essa estratégia foi adotada na “era Ronaldo” e foi mantida na administração de Pedrinho.
As demais categorias de base do Cruzeiro, que também são coordenadas pelo ex-técnico Adilson Batista, são alojadas na Toca da Raposa I, assim como o time feminino, as Cabulosas.

