publicidade

Pedro Lourenço rebate Athletico-PR em apresentação de Kauã Moraes no Cruzeiro

Gestor da SAF do Cruzeiro respondeu à nota do Furacão sobre a negociação envolvendo o lateral-direito, de 18 anos

publicidade

Gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço mandou, na tarde desta quarta-feira (3), um recado ao presidente do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia, após a contratação do lateral-direito Kauã Moraes, de 18 anos. A declaração foi feita durante a apresentação do jogador, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.

De acordo com Pedrinho, o Cruzeiro pagou a multa rescisória prevista em contrato – de mais de R$ 10 milhões – e registrou o atleta. O empresário afirmou não ter feito nada “fora da lei” e disse que “não roubou nada de ninguém”. O presidente ainda fez menção, de forma indireta, à negociação do Athletico-PR com Vitor Roque, em 2022.

“Em primeiro lugar, vocês iam me perguntar do Athletico-PR. Vou só falar uma coisa e deixar claro o seguinte. Nós acreditamos no jogador, no potencial dele, é um jovem. Se eles não acreditaram, não importa para nós”, iniciou.

“Nós não tiramos, não roubamos nada de ninguém. Acreditamos e pagamos por ele. Não temos que explicar ou falar nada. Isso é direito, é legal e já foi feito isso com a gente também. Não estamos aqui chorando ou reclamando. Só para deixar isso esclarecido”

Pedro Lourenço, gestor do Cruzeiro, sobre saída de Kauã Moraes do Athletico-PR

A resposta do investidor da SAF do Cruzeiro foi dada após o Athletico-PR ter publicado, na última segunda (1º), uma nota para criticar a postura da Raposa na negociação. O Furacão alegou ter conversas em estágio avançado para renovar o contrato de Kauã Moraes e que foi surpreendido pelo clube mineiro.

Chegada de Kauã ao Cruzeiro

Com contrato até o fim de agosto de 2030, Kauã Moraes foi o quarto reforço anunciado pelo Cruzeiro na janela de transferências. Além do defensor, o clube também registrou as chegadas dos atacantes Luis Sinisterra e Keny Arroyo, e do volante Ryan Guilherme.

Nesta temporada, Kauã Moraes disputou 16 jogos pela equipe profissional do Furacão, entre compromissos pela Série B do Campeonato Brasileiro (14) e Copa do Brasil (2).

Nas oportunidades que recebeu na equipe principal do Athletico-PR, o garoto foi titular 15 vezes e acionado do banco de reservas em apenas uma – a de estreia. Ele marcou dois gols e deu uma assistência com a camisa rubro-negra.

Promessa na base

Kauã, que tem o apelido de ‘Careca’, era tratado como uma das grandes joias da base do Athletico-PR. Ele chegou ao Furacão no início deste ano. Pela equipe sub-20, participou de 14 jogos e marcou três gols.

Antes de chegar a Curitiba, Kauã também passou pelas categorias de base do Palmeiras, onde defendeu as equipes sub-15, sub-17 e sub-20. Ele é da mesma geração de Endrick, Estêvão e Luis Guilherme.

A negociação entre Cruzeiro e o estafe de Kauã, até o depósito da multa rescisória, foi conduzida por Joaquim Pinto, chefe do scout celeste, e Rodrigo Pelaipe, observador do clube.

Troco?

Com a contratação de Kauã, o Cruzeiro deu o “troco” no Athletico-PR. Em abril de 2022, quando o clube celeste ainda era gerido por Ronaldo, o Furacão anunciou o atacante Vitor Roque, tratado, naquela época, como a maior revelação das categorias de base da Raposa.

Da mesma forma que o Cruzeiro fez agora com Kauã, o clube paranaense pagou a multa rescisória de cerca de R$ 24 milhões e contratou o atacante, depois vendido ao Barcelona, da Espanha, e hoje no Palmeiras.

A transferência de Vitor Roque virou motivo de batalha judicial entre Cruzeiro e Athletico-PR, uma vez que a Raposa entende que foi lesada na operação. O processo está na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD).

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Samuel Venâncio
Samuel Venâncio é publisher do Central da Toca e jornalista com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais. Foi setorista do Cruzeiro na Itatiaia e, desde 2022, produz conteúdo exclusivamente para a Samuca TV.
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Meia do Cruzeiro é anunciado por clube da Série B; veja detalhes

Sem espaço no Cruzeiro, o meia, de 22 anos, foi emprestado para ter mais oportunidades na temporada

Cria do Cruzeiro, Baptistella veste camisa de novo clube; veja detalhes

Jovem, de apenas 18 anos, assinou com clube europeu por quatro temporadas e usará a camisa 77

Negociado, Baptistella se despede do Cruzeiro e manda recado à torcida: ‘Até breve’

Meia ítalo-brasileiro, de 18 anos, será reforço do Metalist, da Ucrânia, na sequência da carreira

Cruzeiro encaminha empréstimo de meia a clube da Série B; veja detalhes

Rodriguinho, de 22 anos, atuou no Campeonato Mineiro, mas não será aproveitado por Tite nesta temporada