Gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço mandou, na tarde desta quarta-feira (3), um recado ao presidente do Athletico-PR, Mario Celso Petraglia, após a contratação do lateral-direito Kauã Moraes, de 18 anos. A declaração foi feita durante a apresentação do jogador, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte.
De acordo com Pedrinho, o Cruzeiro pagou a multa rescisória prevista em contrato – de mais de R$ 10 milhões – e registrou o atleta. O empresário afirmou não ter feito nada “fora da lei” e disse que “não roubou nada de ninguém”. O presidente ainda fez menção, de forma indireta, à negociação do Athletico-PR com Vitor Roque, em 2022.
“Em primeiro lugar, vocês iam me perguntar do Athletico-PR. Vou só falar uma coisa e deixar claro o seguinte. Nós acreditamos no jogador, no potencial dele, é um jovem. Se eles não acreditaram, não importa para nós”, iniciou.
“Nós não tiramos, não roubamos nada de ninguém. Acreditamos e pagamos por ele. Não temos que explicar ou falar nada. Isso é direito, é legal e já foi feito isso com a gente também. Não estamos aqui chorando ou reclamando. Só para deixar isso esclarecido”
Pedro Lourenço, gestor do Cruzeiro, sobre saída de Kauã Moraes do Athletico-PR
A resposta do investidor da SAF do Cruzeiro foi dada após o Athletico-PR ter publicado, na última segunda (1º), uma nota para criticar a postura da Raposa na negociação. O Furacão alegou ter conversas em estágio avançado para renovar o contrato de Kauã Moraes e que foi surpreendido pelo clube mineiro.
Chegada de Kauã ao Cruzeiro
Com contrato até o fim de agosto de 2030, Kauã Moraes foi o quarto reforço anunciado pelo Cruzeiro na janela de transferências. Além do defensor, o clube também registrou as chegadas dos atacantes Luis Sinisterra e Keny Arroyo, e do volante Ryan Guilherme.
Nesta temporada, Kauã Moraes disputou 16 jogos pela equipe profissional do Furacão, entre compromissos pela Série B do Campeonato Brasileiro (14) e Copa do Brasil (2).
Nas oportunidades que recebeu na equipe principal do Athletico-PR, o garoto foi titular 15 vezes e acionado do banco de reservas em apenas uma – a de estreia. Ele marcou dois gols e deu uma assistência com a camisa rubro-negra.
Promessa na base
Kauã, que tem o apelido de ‘Careca’, era tratado como uma das grandes joias da base do Athletico-PR. Ele chegou ao Furacão no início deste ano. Pela equipe sub-20, participou de 14 jogos e marcou três gols.
Antes de chegar a Curitiba, Kauã também passou pelas categorias de base do Palmeiras, onde defendeu as equipes sub-15, sub-17 e sub-20. Ele é da mesma geração de Endrick, Estêvão e Luis Guilherme.
A negociação entre Cruzeiro e o estafe de Kauã, até o depósito da multa rescisória, foi conduzida por Joaquim Pinto, chefe do scout celeste, e Rodrigo Pelaipe, observador do clube.
Troco?
Com a contratação de Kauã, o Cruzeiro deu o “troco” no Athletico-PR. Em abril de 2022, quando o clube celeste ainda era gerido por Ronaldo, o Furacão anunciou o atacante Vitor Roque, tratado, naquela época, como a maior revelação das categorias de base da Raposa.
Da mesma forma que o Cruzeiro fez agora com Kauã, o clube paranaense pagou a multa rescisória de cerca de R$ 24 milhões e contratou o atacante, depois vendido ao Barcelona, da Espanha, e hoje no Palmeiras.
A transferência de Vitor Roque virou motivo de batalha judicial entre Cruzeiro e Athletico-PR, uma vez que a Raposa entende que foi lesada na operação. O processo está na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD).

