O Cruzeiro detalhou, no fim da manhã desta segunda-feira (12), os quadros clínicos dos meio-campistas Matheus Henrique e Cauan Baptistella. Os jogadores sofreram problemas distintos nas últimas horas.
De acordo com o clube, os exames de imagens apontaram uma contratura muscular na panturrilha esquerda de Matheus Henrique. O camisa 8 ficará entregue ao Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro nos próximos dias.
Por outro lado, o ítalo-brasileiro Cauan Baptistella sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O tratamento, porém, não demandará cirurgia e também já foi iniciado junto aos profissionais da Raposa, em Belo Horizonte.
“O Cruzeiro informa que Matheus Henrique foi submetido a exames, nesse domingo, que diagnosticaram contratura muscular na panturrilha esquerda”, iniciou o clube.

“Já o meio-campista Baptistella teve detectado um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O tratamento indicado para o caso é conservador, sem necessidade de intervenção cirúrgica. Em ambos os casos, as recuperações já foram iniciadas e serão realizadas no departamento de saúde e performance do clube”, concluiu o Cruzeiro.
Com os problemas físicos, Matheusinho e Baptistella vão desfalcar o Cruzeiro no duelo com o Tombense, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. O confronto será na quarta (14), às 21h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Sobre as lesões
Aos 17 minutos do primeiro tempo, enquanto o zagueiro Jonathan Jesus controlava a bola, a arbitragem parou o jogo para atendimento a Matheus Henrique. Sem condições de ficar no gramado, o camisa 8 do Cruzeiro conversou rapidamente com os médicos do clube e foi substituído pelo garoto Murilo Rhikman.
Em 2025, de forma infeliz, Matheus Henrique conviveu com uma sequência de problemas físicos. No começo da temporada anterior, o volante do Cruzeiro lesionou o joelho direito em abril, diante do Mushuc Runa, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, e ficou fora por quase um semestre.
Posteriormente, Matheus Henrique voltou a se machucar, dessa vez nas costelas. Contra o Sport, em outubro do mesmo ano, pelo Campeonato Brasileiro, ele sofreu um fratura na região e ficou afastado por cerca de dois meses. Essa lesão nas costelas já havia sido sofrida por ele em novembro de 2024, na final da Copa Sul-Americana.
Quanto ao meia Cauan Baptistella, a lesão acontece logo após a estreia do camisa 37 no time principal do Cruzeiro. O garoto, de 18 anos, deu a assistência para o gol de Kauã Prates contra o Pouso Alegre, na derrota por 2 a 1, no Mineirão, em BH.

