Mais de seis meses após a cirurgia no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, o zagueiro João Marcelo participou, de forma parcial, do treino do Cruzeiro com os companheiros nesta quarta-feira (20). A atividade, realizada na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, marcou o início da preparação do time para o duelo com o Inter, pelo Campeonato Brasileiro.
Desde que foi operado, em 7 de fevereiro, João Marcelo treinou pela primeira vez com o elenco comandado por Leonardo Jardim. O defensor, inclusive, sofreu a grave lesão antes mesmo da chegada do técnico português. A última atuação foi no dia 2 daquele mês, na vitória sobre o Uberlândia, no Mineirão, em BH, pelo Campeonato Mineiro.
+ Leia mais: Com presença de lateral, Cruzeiro inicia preparação para jogo contra o Inter pelo Brasileiro
Na semana passada, o médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina, sinalizou o avanço de João Marcelo no longo processo de recuperação da cirurgia. De acordo com o integrante do Departamento de Saúde e Performance do clube, o zagueiro tem apresentado ótima evolução.
“Vale lembrar a situação do atleta João Marcelo, que está em recuperação de uma cirurgia de (ligamento) cruzado anterior e lesão meniscal. Ele já completou seis meses cronológicos da cirurgia. Foram feitos todos os testes físicos, fisioterápicos, de saúde, e observou-se parâmetros muito adequados”, iniciou Campolina, em vídeo publicado pela TV Cruzeiro.
“Foram feitos todos os testes físicos, fisioterápicos e de saúde e foram observados parâmetros muito adequados. Ele já se encontra no RTP para o mais breve possível estar à disposição da nossa comissão técnica para os jogos que virão por aí”, completou o médico do Cruzeiro.
Nos últimos meses, João Marcelo fez corridas no campo para recuperar a parte física e trabalhos com bola. Agora, com a participação no treino desta quarta (20), o camisa 43 deu mais um passo importante para retornar aos gramados.
Números na temporada
Na temporada, João Marcelo entrou em campo apenas duas vezes, sendo uma como titular e outra como reserva. Ele também participou dos amistosos da pré-temporada contra o São Paulo e o Atlético-MG, em janeiro, nos Estados Unidos, ainda sob o comando de Fernando Diniz.
Há pouco mais de dois anos no Cruzeiro, o zagueiro soma 60 partidas e três assistências, além de ter sido vice-campeão da Copa Sul-Americana, em 2024.

