O Cruzeiro está perto de ter quase todos os jogadores à disposição do técnico Leonardo Jardim. O volante Japa e o atacante Juan Dinenno estão em fase final da transição física no campo após ficarem entregues ao departamento médico.
Em entrevista concedida nessa quarta-feira (20), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, Jardim deu detalhes da recuperação dos dois atletas. O treinador português também projetou a volta deles ao time do Cruzeiro.
“Nós não estamos poupando ninguém. Japa e Dinenno vêm de dois problemas físicos desde antes da minha chegada. Uma lesão muscular do Japa e uma cirurgia do Dinenno. Estão na fase final (de recuperação) e somente nesta semana estão começando a integrar o grupo em pequenos exercícios sem contato. O Japa ainda não, talvez daqui uma semana”, iniciou.
“São jogadores que, nos próximos 15 dias ou três semanas, vamos contar com eles para jogos oficiais. Eles ainda têm que fazer seus períodos de preparação”
Leonardo Jardim sobre Japa e Dinenno
Após completar um mês entregue ao departamento médico, Japa iniciou, no dia 11 de março, o processo de transição entre a fisioterapia e a preparação física.
Japa se recuperou de uma grave contusão na coxa esquerda – músculo desprendeu do osso. O volante só não precisou passar por cirurgia devido à resposta do corpo a lesão.
Já Dinneo está longe dos gramados desde agosto de 2024. Recuperado de uma gravíssima lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o argentino cumpre a última etapa da transição antes da reintegração total aos trabalhos com o grupo.
Nesta semana, Dinenno fez uma partida do coletivo com os demais jogadores, no entanto, evitou qualquer tipo de contato corporal.
Departamento médico do Cruzeiro
Apenas o zagueiro João Marcelo e o atacante Yannick Bolasie estão no departamento médico do Cruzeiro neste momento. Porém, o grau de lesão dos jogadores é bem distinto.
João Marcelo passou por cirurgia para correção de uma lesão multiligamentar no joelho direito há pouco mais de um mês. Ele deve ser desfalque do Cruzeiro no restante desta temporada.
+ Leia também: Entenda o problema físico de Bolasie, desfalque do Cruzeiro nos últimos treinos
Por sua vez, Bolasie vem se recuperando de um problema físico no joelho direito, mas não preocupa para a sequência da temporada. O congolês apresentou um incômodo no joelho direito, seguido de uma inflamação.
A expectativa é que ele seja liberado para os treinamentos novamente já nesta segunda-feira (24).

