Médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina detalhou o tratamento específico do atacante Lautaro Díaz, que passou por trabalhos de reforço muscular no início da ‘intertemporada’, na Toca da Raposa II.
+ Leia também: Médico do Cruzeiro faz projeção sobre Dinenno e elogia: ‘Se deixar, ele quer fazer mais’
Contratado em julho de 2024 por cerca de R$ 16 milhões, o argentino ainda não conseguiu se firmar no Cruzeiro. De acordo com Campolina, que concedeu entrevista exclusiva ao Central da Toca, características fisiológicas do jogador impediram, até aqui, uma evolução mais regular com a camisa celeste.
De acordo com o profissional, após as atividades de fortalecimento, principalmente neste período sem jogos oficiais, o argentino voltou a alcançar os índices de velocidade que eram habituais dele sem sacrifício de novas lesões.
“O Lautaro é um atleta que tem características muito específicas. Características fisiológicas dele, um atleta muito de explosão, ele alcança altas velocidades de aceleração, que é um dado que a gente utiliza muito na fisiologia, mas também ele tem altas velocidades de desaceleração”, explicou.
“E a lesão muscular ela acontece muito nessas duas situações. Como ele tem uma característica física muito específica, muitas vezes as lesões acontecem nessas situações”, complementou Campolina.
Os médicos do Cruzeiro se reuniram com Leonardo Jardim e trataram sobre a necessidade de um trabalho específico. Por isso, Lautaro desfalcou os primeiros jogos-treino da Raposa, vitórias sobre o sub-20 e o Boston City. Nesse sábado (15), ele entrou em campo no empate por 3 a 3 com o Botafogo.
“A gente observou que, dentro dessa avaliação biomecânica, isso era um dado que a gente poderia corrigir de uma certa maneira. Nós paramos, conversamos com o Mister da importância dessa leitura que a gente havia feito com o Lautaro, e trabalhamos isso”, contou o médico.
“Realmente, a gente teve uma melhora significativa em todos os parâmetros que poderiam ser mensuráveis. O Lautaro, inclusive, voltou a alcançar os índices de velocidade máximos que eram habituais dele. E tudo isso com saúde, ou seja, sem nenhum sacrifício de novas lesões”
Sérgio Campolina, médico do Cruzeiro
Lautaro Díaz no Cruzeiro
Em 2024, Lautaro entrou em campo 24 vezes e balançou as redes apenas duas vezes. Já nesta temporada, ele vestiu a camisa celeste em seis oportunidades e marcou um gol – no empate por 1 a 1 com o Betim, pelo Campeonato Mineiro.
Lautaro tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2028. Nesta janela de transferências, ele chegou a receber consultas de outras equipes do Brasil, como o Vasco, mas seguiu na Toca II.
Em campo, o atacante pode atuar como centroavante, posição em que disputa espaço com Gabigol, Kaio Jorge e Dinenno, ou pelas pontas, setor em que o Cruzeiro tem Wanderson, Marquinhos e Dudu.

