Longe dos gramados desde agosto de 2024, o atacante Dinenno está próximo do retorno ao Cruzeiro. Recuperado de uma gravíssima lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, já em fase de transição física, o argentino cumpriu um rigoroso cronograma de tratamento e foi exaltado pelos médicos.
+ Leia também: Matheus Pereira está na condição física ideal? Profissionais do Cruzeiro detalham cenário
Em entrevista exclusiva ao Central da Toca, o ortopedista Sérgio Campolina evitou dar um prazo para a volta dos jogador aos gramados, mas fez uma projeção: “Quando ele voltar, ele vai voltar em plena condição”.
“Felizmente, durante todo o processo, Dinenno foi um paciente exemplar. A gente não gosta de estipular um prazo. Não é o prazo que vai definir se ele vai ficar legal ou não para desempenhar atividade esportiva. É um conjunto de fatores. Cronológico é um deles, mas existem parâmetros médicos, fisioterápicos, parâmetros da preparação física, que vão se somando para criar carga para que o atleta volte a desempenhar atividade com segurança”, explicou.
“O mais importante do que o prazo é que, até o momento, todas as etapas estão sendo cumpridas de maneira perfeita. A progressão está muito boa, a gente não pode negar. É visível. Ele está respondendo muito bem a todos os estímulos. A gente controla expectativa”, complementou o médico.
“A vantagem do Dinenno é que estipula o que tem que fazer e ele faz. Mas, se deixar, ele vai querer fazer mais. Mas aí é a nossa experiência de segurá-lo e controlar esse ímpeto para não quebrar etapas. Tudo que tem que fazer ele faz e muito bem. Quando ele voltar, ele vai voltar em plena condição”
Sérgio Campolina, médico do Cruzeiro
Chefe do departamento de performance do Cruzeiro, Omar Feitosa seguiu na linha dos elogios a Dinenno. O profissional exaltou o comprometimento do argentino com o Cruzeiro e destacou a importância de o atacante também estar pronto emocionalmente para competir em alto nível.
“Além do aspecto clínico, que o Sérgio está completo de razão de não dar prazo, para não gerar expectativa, tem a questão de ele estar pronto emocionalmente para competir. Isso vai depender de muitos fatores do dia a dia. Ele é um jogador muito corajoso, muito profissional, tem que segurar ele no treinamento, se não quer treinar mais do que precisa. Ele é muito comprometido com o clube. Ele deve superar bem, mas temos que aguardar porque a lesão dele não foi brincadeira não. Foi uma lesão muito séria”, destacou.
Dinenno pelo Cruzeiro
Contratado em janeiro do ano passado, Dinenno convive com lesões desde que chegou ao Cruzeiro.
Em 2024, além da cirurgia no joelho direito, o centroavante também passou por um procedimento no púbis, que o afastou dos gramados por três meses. Antes disso, Dinenno também havia fraturado o nariz contra o Alianza, da Colômbia, na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
No entanto, apesar das lesões, Dinenno soma bons números pelo Cruzeiro, com oito gols marcados em 22 jogos. Indisponível durante grande parte da temporada, o “comandante”, como é conhecido, foi o vice-artilheiro do time celeste em 2024.

