João Marcelo se tornou desfalque certo do Cruzeiro nos últimos dias. O zagueiro teve constatada contusão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. A projeção é que ele fique, pelo menos, oito meses entregue aos cuidados do departamento médico antes de retornar às atividades de transição física no campo.
O defensor de 24 anos passou por cirurgia na noite dessa quinta-feira (6), em Belo Horizonte, e ganhou alta hospitalar na tarde desta sexta-feira (7). O procedimento foi realizado pelos médicos do clube mineiro, Dr. Sergio Campolina e Dr. Felipe Carvalho.
A Raposa, contudo, não precisou o prazo de recuperação do atleta. No entanto, o Central da Toca entrevistou, nesta sexta-feira, a fisioterapeuta Júlia Rodrigues, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para entender sobre os processos de recuperação de atletas nesses tipos de lesões.
De acordo com a profissional pós-graduada em Fisioterapia Esportiva, apesar de o Cruzeiro ter informado que a intervenção foi bem-sucedida, há uma preocupação com a recuperação no pós-cirúrgico. Isso porque cada organismo reage de um jeito diferente.
“O problema da lesão multiligamentar é que ela vai ser constituída de fases. Então, por exemplo, agora nós estamos numa fase que prioriza a diminuição de inflamação, agora numa outra fase que prioriza, por exemplo, o reforço da estabilidade do complexo articular”, iniciou.
Projeção do tempo de retorno
Júlia também afirmou que é necessário considerar vários fatores para estipular um prazo de recuperação. O contexto biológico do paciente é o principal deles.
“Mas, assim, somado à condição de menisco, a gente pode colocar no mínimo, isso eu estou colocando contextos biológicos somente, porque é claro que quando a gente tem cirurgias envolvidas, quando a gente tem outras coisas, tem que colocar esses fatores. Se a cirurgia vai dar 100% certo, se a reabilitação vai dar 100% certo. Porque pode ser que a técnica cirúrgica é maravilhosa e feita por um super cirurgião, mas por algum motivo o corpo tornou aqui dali um ponto de fibrose. Então aí já não deu 100% certo”, explicou.
“Considerando o melhor dos cenários da reabilitação biológica, na qual 100% dos tecidos desse jogador estão muito bons, a gente colocaria no mínimo oito meses para este retorno”
Júlia Rodrigues, fisioterapeuta da UFMG
Um fato que também pode atrasar a reabilitação é o histórico de lesões já sofridas pelo jogador ao longo da carreira, o que não é o caso de João Marcelo. Essa é a primeira contusão séria do jovem atleta.
O que pode atrapalhar?
A fisioterapeuta também explicou a reportagem que há uma série de fatores que pode atrapalhar a recuperação de João Marcelo, desde razões biológicas até coisas simples do dia a dia que afetam o psicológico.
“Tem também questão de estresse que impacta nos tecidos biológicos, pressão, questões psicológicas e do próprio organismo que a gente não tem como predizer. A cirurgia também pode dar algum ponto de instabilidade”.
“A questão da reabilitação, ela não é linear. O processo de reabilitação sempre vai ser diferente em pessoas com lesões na mesma estrutura”
Júlia Rodrigues, pós-graduada em Fisioterapia Esportiva
Mesmo com todos as imprevisibilidades envolvidas, a profissional reforça a estimativa de, no mínimo, oito meses para a volta de João Marcelo aos gramados para treinos de transição física. Dessa forma, a provável volta seria em novembro.
“A gente teria que colocar tudo isso na balança, mas a gente tirando tudo isso, a gente coloca em média oito meses, assim, sendo bem tranquilo, sendo otimista e considerando um cenário bom. De oito meses ou um pouquinho mais”, finalizou.
Como João Marcelo machucou?
João Marcelo se machucou na vitória do Cruzeiro por 3 a 1 sobre o Uberlândia, no Mineirão, em 2 de fevereiro, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, o camisa 43 escorregou dentro da área ao dividir uma bola com o meia Guilherme Escuro, do Uberlândia. Imediatamente, ele levou a mão ao joelho e ficou estirado no gramado.
Ao ver a cena de perto, Fabrício Bruno fez o sinal de substituição em direção aos membros da comissão técnica do Cruzeiro. Jonathan Jesus foi o escolhido para substituir João Marcelo durante a partida.
Ao fim do jogo, a reportagem do Central da Toca e da Samuca TV flagrou João Marcelo deixando o Mineirão com auxílio de muletas.
No dia seguinte, o Cruzeiro informou a gravidade da contusão do zagueiro e anunciou a necessidade do procedimento cirúrgico, realizado na noite passada.

