Com três representantes no time considerado ideal, o Cruzeiro liderou a “seleção” do primeiro turno do Campeonato Brasileiro no prêmio Bola de Prata, da ESPN, um dos mais importantes do país. Após 19 rodadas, mesmo na vice-liderança, o time de Leonardo Jardim teve mais nomes do que o Flamengo, líder da competição, com dois jogadores.
Peça fundamental na terceira melhor defesa do Brasileirão, com apenas 13 gols sofridos, o zagueiro Fabrício Bruno formou, na votação da ESPN, uma dupla com Léo Ortiz, do Flamengo. Nesse domingo (10), além de ter feito boa atuação defensiva, o camisa 25 balançou as redes na derrota para o Santos, no Mineirão, em Belo Horizonte, no fechamento do turno.
Já na faixa central do campo, em um esquema montado pela emissora de TV com um volante e três meias, Matheus Pereira aparece ao lado de Alan Patrick, do Inter, e de Arrascaeta, do Flamengo. O camisa 10 do Cruzeiro é o vice-líder em assistências no campeonato, com cinco passes para gol, enquanto o meio-campista do Flamengo é o líder no quesito, com seis. Alan Patrick e Lucas Mugni, do Ceará, dividem o segundo posto com Matheus Pereira.
No ataque, o artilheiro do Brasileirão, Kaio Jorge, com 13 gols, foi votação unânime no Bola de Prata. O homem-gol do Cruzeiro fez dupla com o jovem Erick Pulga, do Bahia, que esteve no radar da Raposa no início da temporada.
Critérios para a votação
Ao todo, foram escolhidos jogadores de oito equipes diferentes após a disputa das 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
Segundo a ESPN, desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) e outros 60% das notas dos jornalistas.
Seleção do 1º turno do Brasileiro – Bola de Prata
- Goleiro: Walter (Mirassol)
- Lateral-direito: Giay (Palmeiras)
- Zagueiro: Léo Ortiz (Flamengo)
- Zagueiro: Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Lateral-esquerdo: Luciano Juba (Bahia)
- Volante: Marlon Freitas (Botafogo)
- Meia: Alan Patrick (Internacional)
- Meia: Matheus Pereira (Cruzeiro)
- Meia: Arrascaeta (Flamengo)
- Atacante: Erick Pulga (Bahia)
- Atacante: Kaio Jorge (Cruzeiro)
- Técnico: Hernán Crespo (São Paulo)

