Apresentador do SporTV, André Rizek criticou, nesta sexta-feira (11), a montagem do elenco do Cruzeiro. Segundo o jornalista, a diretoria errou ao “empilhar jogadores famosos” sem ter feito um estudo de como eles se encaixariam em um modelo de jogo.
Por meio de vídeo publicado pelo ge, Rizek destacou que não é fácil construir um bom elenco. No entanto, fez uma comparação do grupo do Cruzeiro com o elenco do PSG nos tempos de Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé.
“Todo mundo que gosta de futebol acha que entende pra caramba de futebol. Acha que, se a gente sentar na mesa do bar com nossos amigos e amigas, a gente escolhe bons jogadores por aí e montaria um elenco muito melhor do que os dirigentes dos nossos clubes. Será?”, iniciou.
“Se fosse fácil entender de futebol, se fosse fácil montar um time, o PSG do Messi, do Neymar e do Mbappé teria ganhado tudo, e ficou bem longe disso. Se fosse fácil entender de futebol, o Cruzeiro, com tantas estrelas, hoje estaria voando. E ele está uma porcaria”
André Rizek, sobre rendimento do Cruzeiro em 2025
Na sequência, Rizek também comentou que o Cruzeiro precisa se adequar à nova realidade do futebol, com preparação nos bastidores para encaixar um time de bons jogadores.
“Contratar jogadores famosos e empilhá-los no elenco não é mais suficiente. Pode ser que lá atrás o futebol fosse praticado assim, quando os amadores cuidavam do esporte. ‘Fulano, quem é bom?’. ‘É, eu gosto do ciclano, vi ele jogar, vamos trazer’. Hoje, não, o futebol é muito mais complexo. O futebol exige muito mais conhecimento. Exige que os clubes invistam em pessoas que dedicaram anos da vida deles a aprender como é que faz isso”, destacou.
‘Não foi feito um estudo’
No seu comentário, o apresentador do SporTV também falou que, embora o Cruzeiro tenha bons nomes no elenco, a diretoria não fez um estudo sobre a ideia de jogo do time celeste.
“A montagem de elenco vai muito além de trazer jogadores famosos ou bons jogadores. O Cruzeiro tem bons jogadores. Dudu é bom jogador, Gabigol é bom jogador. Cássio, maior goleiro da história do Corinthians. Fagner, um dos maiores laterais da história do Corinthians. Matheus Pereira, baita jogador. Bom jogador não falta no Cruzeiro. Mas será que foi feito um estudo sobre como eles se encaixariam numa ideia de jogo do treinador? Claramente, não foi”, disse.
Avaliação de Leonardo Jardim
Ainda de acordo com Rizek, mesmo com o decepcionante trabalho de Leonardo Jardim, o português tem sido “refém” de atletas que não foram contratados por ele.
“O Cruzeiro já está no quarto treinador. Não foi feito um estudo sobre como eles se encaixariam no modelo de jogo que seria aplicável ao time. Não quero aliviar a barra do Leonardo Jardim, não. Já era para o Cruzeiro estar com nível de jogo melhor do que o pífio futebol que mostra no momento. Mas a gente tem que fazer uma ponderação. Ele pegou um time que passou pela mão de vários treinadores, cada um trabalhando de um jeito. Ele não trouxe nenhum jogador para jogar com a ideia dele”, afirmou.
Recado a Pedrinho
Por fim, ao complementar as ressalvas ao futuro de Jardim no Cruzeiro, Rizek mandou um recado a Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
“‘Fulano é famoso, é bom, traz, vamos empilhar’. Fica uma dura lição para o dono do Cruzeiro, que é um apaixonado. A partir de agora, ele não vai poder investir só em grandes nomes, nomes midiáticos que mexem com o noticiário. Vai ter que investir em conhecimento, em estrutura, em gente que entenda de futebol”.
Recado de André Rizek a Pedro Lourenço, gestor da SAF do Cruzeiro

