Comentarista de arbitragem da Globo, Paulo César de Oliveira reforçou, nesse domingo (9), que Lyanco, do Atlético-MG, deveria ter sido expulso contra o Cruzeiro. O zagueiro pisou na mão direita de Dudu, mas não recebeu sequer cartão amarelo no clássico pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.
+ Leia também: Neto detona Lyanco por pisão em Dudu, do Cruzeiro: ‘Expulsão na hora’
Durante o programa Troca de Passes, PC de Oliveira ressaltou a distância de Lyanco para Dudu no momento em que o camisa 7 foi derrubado por Rubens na lateral. O lance aconteceu aos 17 minutos do primeiro tempo.
“Repare a distância que o Lyanco está do Dudu. Ele não tinha necessidade nenhuma de ter aquela trajetória, de ter passado por cima do Dudu. Repare na maneira como ele pisa no braço do Dudu”, iniciou.
“Quando você tem um passo em falso e tem o contato com o adversário, normalmente tenta tirar o peso de alguma maneira. Não foi isso que vejo na imagem. Essa imagem lateral é a melhor”, completou o comentarista de arbitragem.
Na sequência, segundo análise de PC de Oliveira, Lyanco pisou em Dudu de forma intencional e escapou de uma “expulsão claríssima”. O ex-árbitro do quadro da Fifa comentou que o zagueiro do Atlético-MG não tentou flexionar a perna em nenhum momento.
“O Lyanco está olhando para baixo, olha como ele pisa e deixa o pé. Ele não flexiona a perna em nenhum momento, foi de maneira proposital. Era lance claríssimo de cartão vermelho”
PC de Oliveira, sobre pisão de Lyanco em Dudu
Cruzeiro quer arbitragem de fora
Depois do jogo, Alexandre Mattos concedeu coletiva no Mineirão e detonou não só o VAR, mas também a FMF. O CEO do Cruzeiro pediu isonomia e transparência da federação, além de ter revelado que o clube enviará, nesta segunda (10), um ofício para pedir arbitragem de fora de Minas Gerais nos próximos clássicos.
“Qualquer clássico pela frente, não temos mais a confiança em ter arbitragem mineira. Queremos arbitragem de fora. Amanhã [hoje, 10], vamos mandar um ofício. Vamos formalizar que o VAR de Curitiba [Rodolpho Toski Marques] definitivamente não participe mais de um jogo do Cruzeiro. A arbitragem de fora é predicada na Série A”, disse.

