publicidade

Tite avalia fragilidade defensiva do Cruzeiro e indica correções após empate contra Mirassol

Técnico viu pressão ficar ainda maior após novo tropeço no Campeonato Brasileiro; Cruzeiro é o vice-lanterna depois de três rodadas

publicidade

Após o empate contra o Mirassol, o técnico Tite avaliou a fragilidade defensiva do Cruzeiro nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Com oito gols sofridos, dois nesta quarta-feira (11), o time celeste tem a pior defesa da Série A, além de ter sofrido 25% de todos os gols no comparativo com 2025.

Na coletiva pós-jogo no Maião, em Mirassol, Tite destacou o desgaste físico do Cruzeiro pelo curto período de recuperação dos atletas. Em meio à longa sequência de partidas, o técnico chegou a dizer que faltou energia à equipe e que, por isso, fez as cinco substituições na partida.

“O jogo ficou bastante acelerado e competitivo. Jogar aqui contra o Mirassol já é bastante difícil, é uma situação natural. Vindo de uma sequência de jogos, sem um tempo hábil de recuperação, ela te retira a energia do jogo. Eu sabia, tanto é que dei a palestra dizendo que faria as cinco substituições, porque era necessário”, iniciou.

Apesar de mais uma atuação irregular, Tite afirmou que o Cruzeiro cresceu de desempenho com as substituições. O comandante ainda citou a lesão do jovem atacante Kaique Kenji, já nos acréscimos do segundo tempo, após falta dura do volante Yuri Lara.

“O adversário também, eu faria a mesma coisa. Ele ficou acelerando o jogo no transcurso e também nas substituições. Mesmo assim, tivemos forças na retomada. Os atletas que entraram, entraram bem, justamente para dar essa condição. A lamentar o Kenji, machucado”, completou.

Contestado pela torcida, o treinador ainda citou que a partida nesta quarta (11) foi “atípica” por causa da falta de ritmo físico ideal do Cruzeiro. Ao complementar a fala, Tite sinalizou que, com mais tempo de trabalho, poderá corrigir os graves erros demonstrados em dez jogos.

“Queríamos vencer, não era o que gostaríamos, mas, pelo menos, ela traz uma sequência de resultados. O último que tivemos, vencendo o clássico, e agora, com um pouquinho mais de tempo, para desenvolver o trabalho”

Tite afirmou que sequência no Cruzeiro servirá para fazer ajustes no time

Fragilidade defensiva

Diante da nítida fragilidade defensiva do Cruzeiro em 2026, Tite demonstrou preocupação pela má fase de toda a equipe. O técnico ressaltou a importância dos homens de frente ajudarem na marcação ao longo dos 90 minutos.

“É um dos aspectos de buscar essa equipe equilibrada que coloco para vocês. É um sistema que se defende, é uma equipe que se defende. Não é só a defesa. Esse estágio todo, assim quando ela faz gols, é um contexto todo, um conjunto todo. Tínhamos retomado isso contra o América-MG (de não sofrer gol). Aqui, o jogo ficou acelerado”, afirmou.

“Não gosto de ficar falando para dar desculpas, mas é um jogo bastante atípico. Jogar essa sequência, com o time descansado e que tem a qualidade de treinamento e bastante tempo junto, ficou difícil. Daqui a pouco, teremos tempo para analisar um jogo em relação ao outro”, encerrou Tite.

Um índice que ilustra a fragilidade defensiva do Cruzeiro com Tite é a pequena quantidade de jogos sem ser “vazado”. Desde que o treinador assumiu o cargo, o time sofreu gols em 70% das partidas, sendo sete em dez compromissos.

O Cruzeiro só não levou gols nas vitórias contra Uberlândia (5 a 0), América-MG (2 a 0) e Betim (1 a 0), em jogos válidos pela fase de grupos do Estadual.

Cruzeiro é o vice-lanterna

Com o empate, o Cruzeiro somou o primeiro ponto no Brasileirão e deixou momentaneamente a lanterna do campeonato. A Raposa está na 19º colocação, ao passo que o Corinthians, único que não pontuou, ainda jogará na 3ª rodada.

Por outro lado, o Mirassol chegou a cinco pontos e assumiu a terceira posição na tabela da Série A. O time de Rafael Guanaes tem a mesma pontuação da Chapecoense, mas leva desvantagem no saldo de gols. O Bragantino é o líder, com seis pontos.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores