O técnico Tite apontou a principal falha do Cruzeiro na derrota para o Coritiba, por 2 a 1, na noite dessa quinta-feira (5), no Mineirão, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o comandante celeste, a equipe pecou na efetividade.
“Foi um jogo com dois tempos distintos. Um primeiro tempo onde teve volume, oportunidades, poderíamos ter feito o segundo gol, e a efetividade, ela conta no futebol. E fechando o primeiro tempo, nós tomamos o gol de empate. Veio para o segundo tempo, num momento de contra-ataque adversário, a infelicidade de tomar o segundo, e não teve a força suficiente, vamos colocar dessa forma, para buscar o empate ou até a vitória”, apontou o treinador do Cruzeiro.
Tite assumiu, ainda, a responsabilidade pelo mau momento do Cruzeiro, destacando que o treinador sempre é o primeiro personagem a ser cobrado quando as coisas não dão certo.
“Seguramente o técnico, com algumas escolhas, contribui, sim (com o mau rendimento da equipe). Ou ela (a contribuição) é de treinamento, ou de alguma situação estratégica, e é claro que ele traz uma responsabilidade muito grande. Eu não me isento, ela faz parte quando o grupo não tem resultados. O técnico é o primeiro na visibilidade a ter a sua cobrança. Faz parte da atividade também”, afirmou o técnico.
O início de Tite no Cruzeiro é preocupante. Além das duas derrotas no Brasileirão, o desempenho da equipe no Campeonato Mineiro também é abaixo do esperado. A Raposa, no momento, está fora da zona de classificação às semifinais.
No total, são oito jogos oficiais sob o comando de Tite, com apenas três vitórias e cinco derrotas — um aproveitamento de 37,5% dos pontos disputados.
Cruzeiro na temporada
Com o início ruim no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro está na lanterna da competição, justamente pelo número de gols sofridos, com saldo de -5.
Agora, a equipe volta o foco para o Campeonato Mineiro, onde a situação também não é das melhores. Em segundo lugar no Grupo C, o time celeste soma 9 pontos e está, neste momento, fora da zona de classificação às semifinais.
Segundo o regulamento do Estadual, avançam ao mata-mata os primeiros colocados de cada grupo e o segundo melhor colocado geral – posição que, atualmente, pertence ao Atlético-MG, com 10 pontos.
Na próxima rodada, o Cruzeiro terá um clássico pela frente. O time celeste enfrenta o América-MG neste domingo (8), às 18h, no Mineirão, pela penúltima rodada da fase de grupos.
Já pelo Brasileirão, o próximo compromisso será diante do Mirassol, na quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada.

