Cria das categorias de base do Cruzeiro, o meio-campista Japa vem ganhando sequência sob o comando do técnico Tite neste início de Campeonato Mineiro. Polivalente, o jogador atuou nas quatro partidas do Estadual até aqui, sendo três como titular e uma saindo do banco.
Recuperado de uma grave lesão sofrida em 2025, Japa tem aproveitado bem as oportunidades em 2026. Foi titular contra Pouso Alegre, Tombense e Democrata-GV, além de entrar no segundo tempo diante do Uberlândia. Com um gol e uma assistência, foi o grande destaque na vitória sobre o time de Tombos.
Na entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Democrata-GV, na última quinta-feira (22), no Mineirão, Tite falou sobre a necessidade de rodar o elenco devido à maratona de jogos, e aproveitou para exaltar a postura de Japa.
“O mesmo tempo que temos, vão ter as outras equipes também. O que tem de diferente é que temos 24 horas a menos que o nosso adversário do clássico de domingo. Seria irresponsável se colocasse toda a equipe para jogar, devido à sequência forte de jogos. É um acúmulo de jogos”, iniciou.
“Temos que olhar um pouco mais aberto. Aí tem que usar o grupo todo. E tem jogadores, por exemplo… o Japa é grande. O Japa é grande. Nos jogos que ele fez, tem uma regularidade… já pode jogar. O moleque vestiu a camisa e não sente mais peso. Só para dar um exemplo positivo. É jogando que vai adquirir essa postura, personalidade e imposição”
Tite, técnico do Cruzeiro
Com contrato renovado, o polivalente jogador atua como meia e volante, mas também já foi utilizado até como lateral-esquerdo ao longo da carreira. Japa tem demonstrado versatilidade e se consolidado como uma peça útil para o elenco nesta temporada.

