A temporada mal começou, mas o Cruzeiro já vem cumprindo à risca um dos principais objetivos traçados, na visão do técnico Tite: mais do que contratar, manter a base do elenco. E a missão não tem sido fácil. Após a boa campanha de 2025, vários jogadores se valorizaram e passaram a ser alvo no mercado, como é o caso do atacante Kaio Jorge.
+ Leia mais: Tite destaca atitude de jogadores do time principal do Cruzeiro: ‘Equipe com alma’
O camisa 19, que chegou a ser cobiçado pelo Flamengo, renovou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2030. Já Matheus Pereira também está em negociações avançadas para estender seu vínculo, que atualmente vai até o meio de 2026.
“O primeiro grande trabalho da direção, para o que eu acredito, é a manutenção de Kaio Jorge, de Matheus, da equipe base toda. De não deixar sair a equipe base, inclusive as peças de reposição. Isso dá uma equipe sólida, uma equipe que joga sem pensar, que já está entrosada e que pode agregar atletas, em termos de qualidade”, afirmou Tite.
Com a espinha dorsal mantida, Tite agora projeta como vai encaixar Gerson, maior contratação da história do futebol brasileiro e reforço do Cruzeiro para 2026.
Para o treinador, a chegada do meio-campista é estratégica, pois agrega qualidade sem comprometer o espaço de outros atleta.
“E é melhor trazer jogadores, aí entro no Gerson, um jogador que pode agregar qualidade em funções diferentes, e deixa espaço para novos jogadores surgirem. Porque senão, não dá, é matemático. Se traz muita gente, não tem espaço pra todo mundo”
Tite, treinador do Cruzeiro
Ao falar sobre a permanência de Matheus Pereira, Tite ressaltou a importância do meia para o projeto esportivo do Cruzeiro. Apesar de ainda não ter a confirmação da renovação, o técnico demonstrou confiança e elogiou a identificação do camisa 10 com o clube.
“É a valorização, primeiro, de Matheus e Kaio, que eram os grandes objetivos. Não sei como está a situação do Matheus, mas a gente fica na expectativa. Quero muito. Porque ele é identificado. Ele é a camisa do Cruzeiro. Quando se fala de Cruzeiro, eu, de longe, olhava o Matheus Pereira e pensava: é o Matheus. É o Fabrício Bruno que é identificado, o Villalba, que já estava, é Jonathan, é William. Você vê essa manutenção e, depois, esse acréscimo”, disse.
Conforme já informado pelo Central da Toca e Samuca TV, a renovação de Matheus está bem encaminhada. A proposta oferecida atinge o teto salarial do clube e colocaria o jogador entre os mais bem pagos do futebol brasileiro.

