Estreando no comando do Cruzeiro, o técnico Tite analisou a primeira partida da equipe no Campeonato Mineiro. Com uma escalação alternativa, entre reservas e garotos da base, o time celeste perdeu, por 2 a 1, para o Pouso Alegre na noite deste sábado (10).
+ Leia também: Tite explica situação de Matheus Henrique, substituído em estreia do Cruzeiro: ‘Fiquei chateado’
Diante do resultado ruim no Mineirão, em Belo Horizonte, o treinador tratou de exaltar os mais de 30 mil torcedores que compareceram ao estádio para acompanhar o duelo. Recheado de jovens jogadores, Tite explicou a escolha pelos meninos e revelou a projeção para os crias da Toca com ele no comando.
“O primeiro fato importante a enaltecer é o carinho que o torcedor teve em comparecer e trazer para esses garotos todos, os crias da Toca, um respaldo de confiança. Aquilo que é a nossa realidade, não só a deles, mas a minha estreia. Chateado sim pelo resultado, mas dentro de um circunstância toda sabendo que a maturidade, o amadurecimento, o crescimento dos atletas, ele se dá jogando. Mesmo com sete dias que tivemos de trabalho, e ele foi resiliente nesse aspecto ruim do resultado. A formação, a maturidade dos atletas ela se dá dessa forma”, pontuou.
Cruzeiro terá o time titular contra o Tombense?
Na sequência, questionado sobre a continuidade do time alternativo no duelo contra o Tombense, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, o técnico falou sobre o planejamento para a partida.
Diferente dos jogadores que tiveram menos minutagem na última temporada, os tidos como ‘titulares’ tiveram três dias a mais de descanso que o restante do grupo. A reapresentação aconteceu no dia 2 de janeiro.
“Não sei, vai ser das respostas tidas dos atletas que estão se apresentando. E é inoportuno da minha parte falar que vão voltar os atletas em função do mau resultado”
Tite, sobre duelo contra o Tombense
Recheado de garotos, o time que entrou em campo no Mineirão será avaliado por Tite. De acordo com o treinador, o fato dos ‘titulares’ estarem à disposição não será decisivo para a escolha dos 11 iniciais que entrarão em campo na quarta-feira (14).
“Tenho que analisar, por vezes, o desempenho individual dos garotos, e não fazer o seguinte: jogou mal uma vez e se retira. Não se forma atletas assim. Se forma um técnico que tem suficientemente maturidade para entender esse processo todo. Dar a eles a confiança, e não errou uma vez, ‘cortou a cabeça’ e não vai mais jogar. Eu tenho esse discernimento para essa condição. Então calma para direcionar a equipe titular para o próximo jogo”, finalizou.
Calendário do Cruzeiro
O início de trabalho do técnico Tite será bem movimentado no Cruzeiro. Somente no mês de janeiro, o time celeste terá outros cinco compromissos, por Campeonato Mineiro e Brasileirão.
- Tombense x Cruzeiro – quarta-feira (14), às 21h30 – Almeidão, em Tombos – 2ª rodada do Campeonato Mineiro
- Cruzeiro x Uberlândia – sábado (17), às 18h30 – Mineirão, em Belo Horizonte – 3ª rodada do Campeonato Mineiro
- Cruzeiro x Democrata – quinta-feira (22), às 21h – Mineirão, em Belo Horizonte – 4ª rodada do Campeonato Mineiro
- Atlético-MG x Cruzeiro – domingo (25), às 18h – Arena, em Belo Horizonte – 5ª rodada do Campeonato Mineiro
- Botafogo x Cruzeiro – quarta-feira (28), a confirmar – Nilton Santos, no Rio de Janeiro – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro

