publicidade

Tite explica pausa na carreira, escolha pelo Cruzeiro e revela ambição

Apresentado como novo treinador do Cruzeiro, Tite falou sobre diversos assuntos e projetou 2026

publicidade

Anunciado em dezembro e já trabalhando na Toca da Raposa ll desde o dia 2, Tite foi apresentado oficialmente como novo treinador do Cruzeiro nesta quarta-feira (7). Na coletiva de imprensa, o comandante comentou sobre diversos assuntos, como a pausa na carreira, a escolha pelo clube celeste e os objetivos na temporada.

Sem clube desde setembro de 2024, quando deixou o Flamengo, Tite optou por fazer uma pausa na carreira e explicou o motivo. O treinador afirmou que precisou de um tempo para cuidar da saúde mental e que, neste momento, está bem e pronto para o novo desafio.

“Fazendo uma analogia, tem uma parábola da águia que, em determinado momento, ela sai, vai para o penhasco, fica quieta, tira o bico, a unha, ela tira a pena, porque ela tem que reciclar em algum momento. Eu tinha essa necessidade de reciclar. Aliás, a minha unha, não. Mas o meu joelho, sim”, iniciou.

“Estou com a autoestima bem melhor, eu estou legal, estou bem com a minha família e com as pessoas que quero bem. Eu faço aquilo que eu amo, que me dá prazer. Então, de dar esse tempo para essa reciclagem e para essa observação em um campeonato que era e foi muito disputado”,

Tite, treinador do Cruzeiro

Na fala de Tite, ele aproveitou para elogiar a campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, no qual ficou em 3º lugar, com 70 pontos. Para ele, nesta temporada, a ambição é diferente: ganhar títulos.

“Méritos à equipe do Cruzeiro, que fez um grande campeonato. A ambição dela é maior, é de títulos. Tenho ciência disso, e começa com o Mineiro. Temos essa consciência. Já foi dado o estalo com os jogadores dentro dessa mesma sala. Ter essa ambição e esse objetivo associado à minha preparação e encorpado ao Cruzeiro”.

Escolha pelo Cruzeiro

Antes de acertar com o Cruzeiro, Tite recebeu outras propostas, mas optou pelo projeto do clube celeste. Ele explicou a escolha e revelou como foi a conversa com a diretoria.

“Conversamos antes de qualquer assunto financeiro das ideias que têm que ser comungadas. Se não tiver ideias comungadas, não é aspecto financeiro que pode levar a algum rumo. Quando nós conversamos e esse foi em conjunto, que é a manutenção da equipe base, da base da estrutura já montada. Bem ela está. É inevitável, ao longo do tempo, as suas conquistas, seguindo esse padrão. Quer o Tite esteja ou não. Ele está acima do técnico”, iniciou.

“Temos essa sintonia. Mesmo que eu saiba que isso valoriza mais os jogadores que estão aqui. Tenho essa consciência. Mas é esse trabalho que foi direcionado até agora para que ele (Cruzeiro) possa crescer nesse aspecto e se aproxima da necessidade de título”, finalizou.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores

Tite avalia fragilidade defensiva do Cruzeiro e indica correções após empate contra Mirassol

Técnico viu pressão ficar ainda maior após novo tropeço no Campeonato Brasileiro; Cruzeiro é o vice-lanterna depois de três rodadas

Tite, do Cruzeiro, explica ‘discussão’ com filho no banco de reservas: ‘Não vou deixar’

Treinado explicou o desentendimento na área técnica durante a vitória do Cruzeiro sobre o América-MG, pela sétima rodada do Estadual