Atento ao desenvolvimento dos atletas da base do Cruzeiro, o técnico Leonardo Jardim elogiou os jovens relacionados para a despedida do Campeonato Brasileiro, neste domingo (7), diante do Santos. Mesmo com a derrota por 3 a 0 na Vila Belmiro, o comandante celeste viu com bons olhos a atuação dos garotos na Baixada Santista.
+ Leia também: Cruzeiro faz sua 3ª melhor campanha no Brasileiro desde 2006; relembre os momentos
Em entrevista coletiva após o jogo, o treinador português revelou os critérios para escolher os crias da Toca que se juntaram à delegação para o confronto contra o Peixe. Focado na decisão pela Copa do Brasil, Leonardo Jardim decidiu mesclar a equipe para a 38ª rodada do Brasileirão.
“São garotos que nós acompanhamos. A temporada dos nossos jovens já acabou e recomeçou, houve alterações na base e eu não estou muito próximo da base depois da parada por motivos estratégicos. Trouxe aqueles jogadores que já conhecia, que estiveram comigo durante esses seis a sete meses”, iniciou.
Na sequência, Jardim projetou o futuro de alguns jogadores do Cruzeiro que entraram em campo na tarde desde domingo (7). Apesar de ter nove jovens das categorias de base do clube relacionados, cinco receberam a oportunidade na Vila, enquanto outros quatro permaneceram no banco de reservas.
“Alguns mostraram que são alternativas para o futuro, mas são ainda meninos, não podemos colocar uma carga de responsabilidade em cima deles”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Quais jovens entraram em campo contra o Santos?
Com um time bastante alternativo, Leonardo Jardim promoveu a estreia do meia Rayan Lelis, de 18 anos, e entrou com alguns conhecidos do torcedor cruzeirense, caso lateral-esquerdo Kauã Prates, substituto imediado de Kaiki, e o volante Japa, integrado ao time profissional desde meados de 2023.
Na segunda etapa, outros dois atletas que já participaram de jogos com o time principal do Cruzeiro saíram do banco de reservas: o volante Murilo Rhikman, já nos acréscimos, na vaga de Walace, e o atacante Kaíque Kenji, para a saída de Lelis.
Entre os nove jogadores, quatro sequer foram acionados pelo técnico Leonardo Jardim: o zagueiro Bruno Alves, os meias Rhuan Gabriel e Cauan Baptistella, além do atacante Fernando. O goleiro Vitor Lamounier foi cortado da partida e sequer esteve como opção entre os reservas.
Foco na Copa do Brasil
Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro agora ‘vira a chave’ pensando na semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (10), a Raposa entra em campo para enfrentar o Corinthians, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
O segundo jogo da decisão está marcado para o próximo domingo (14), na Neo Química Arena, em São Paulo. Caso o time celeste supere os comandados de Dorival Júnior na série de partidas, a Raposa retornará a final depois de sete anos.
Qualquer uma das duas equipes que se classificar à final do torneio, aguarda o resultado entre Fluminense e Vasco. As duas equipes se enfrentarão nos dias 11 e 14 de dezembro. Ambos os jogos serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

