Com objetivo alcançado, o técnico Leonardo Jardim destacou, na noite deste domingo (23), a vaga direta à Copa Libertadores conquistada pelo Cruzeiro na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Mineirão, em Belo Horizonte, o time chegou aos 68 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo sexto colocado na tabela.
+ Leia também: Jardim completa 50 jogos e ajuda Cruzeiro a atingir principal objetivo de 2025
Na entrevista coletiva concedida após o jogo, o comandante celeste relembrou a própria fala ainda quando o Cruzeiro disputou a Copa Sul-Americana nesta temporada. Com tom ambicioso, no período, Leonardo Jardim afirmou: essa não é uma competição do tamanho do clube.
“Eu não me esqueço, eu falei aqui ou em outra coletiva que o Cruzeiro não era equipe para jogar a Sul-Americana, que nós queríamos jogar a Libertadores, porque o nome do Cruzeiro assim o merece, porque o elenco tem qualidade para jogar uma competição que é a melhor competição da América do Sul”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Ainda em sua fala, o treinador português deu nome aos responsáveis pela classificação do Cruzeiro à Libertadores: os jogadores. Contratado no começo do mês de fevereiro, Leonardo Jardim passou dois meses em busca da melhor formação do time. Segundo o treinador, a equipe comandada por ele no início do trabalho e agora não possuem semelhança.
“Em primeiro lugar, com certeza que esta classificação e a performance dos jogadores tem a ver com tudo aquilo que eles fizeram durante esses 9, 10 meses (da chegada dele). É, neste momento, uma equipe diferente daquela que iniciou. Por isso, o Pedrinho, há 4 meses atrás, disse que este grupo conseguiu retomar o orgulho dos cruzeirenses, e nós hoje conseguimos, além do orgulho dos cruzeirenses, colocar o clube no seu devido patamar, que é jogar a prova mais importante da América do Sul”, destacou.
Olho na reta final do Brasileirão
Há pouco do fim do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim revelou o que pensa para os últimos três jogos do Cruzeiro. Com chances muito remotas de título, a preocupação do comandante celeste agora são com os ‘sub-objetivos’, como o treinador caracterizou.
A ideia do português é que, principalmente, o Cruzeiro não perca posições na tabela. Na cola do time celeste, segue o Mirassol do técnico Rafael Guanaes. O time do interior paulista ainda possui quatro partidas para fazer e está, nesse momento, há oito pontos de distância da Raposa na classificação.
“Em relação aos próximos dois jogos, no Ceará, temos agora vários dias para recuperar a equipe. Depois do jogo do Botafogo, vamos ter mais quatro dias. Com certeza que vai haver algumas trocas. Um deles é o Romero, que está com o terceiro amarelo. Depois podemos trocar mais um, outro jogador. Mas com certeza queremos continuar a manter o ritmo, também que é importante”, disse.
Outra projeção de Leonardo Jardim é em relação ao jogo contra o Santos. Próximo do duelo contra o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, o técnico revelou haver possibilidades de mudanças no time para a última rodada do Brasileirão.
“O que mais me preocupa, sinceramente, é o jogo do Santos, porque é dois dias antes do jogo contra o Corinthians e é com certeza, se não tivermos nenhum objetivo forte, com certeza vamos ter que fazer muitas trocas. Mas a gente não pode deixar cair o ritmo agora e esperar pela Copa do Brasil. Temos que manter com uma gestão cuidada, manter a intensidade, para que a gente chegue à altura do mata-mata e com um bom nível competitivo”, completou.
Cruzeiro na Copa do Brasil
Após o fim do Campeonato Brasileiro, a temporada não acabou para o Cruzeiro. Nos dias 10 (quarta-feira) e 14 (domingo) de dezembro, a Raposa terá a decisão contra o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil.
Grande oportunidade de título para os comandados de Leonardo Jardim, o time celeste inicia a série de jogos em casa e finaliza na Neo Química Arena, em São Paulo.

