Cria das categorias de base do Cruzeiro, Japa ganhou alguns minutos com o técnico Leonardo Jardim nos últimos jogos. No empate por 3 a 3 diante do Juventude, nessa quinta-feira (20), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o jovem, de 21 anos, entrou no segundo tempo e ajudou a equipe celeste a somar um ponto fora de casa.
+ Leia mais: Cruzeiro abre preparação para jogo contra o Corinthians; meia faz trabalhos físicos
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador elogiou o meio-campista, que se destaca pela versatilidade, podendo atuar como volante e meia.
“Japa é um jogador muito interessante para nós, é um jovem jogador, teve seis meses separado (em recuperação). Nós estamos trabalhando com ele. Ele mostra resiliência e está aproveitando aos poucos as suas oportunidades”,
Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro
No fim de janeiro, Japa sofreu uma grave lesão no tendão da coxa esquerda e ficou cerca de seis meses afastado dos gramados.
Desde então, havia entrado em campo apenas duas vezes: na triunfo por 3 a 1 sobre o Vitória, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, e no amistoso contra o Banfield-ARG, pela Vitória Cup, em julho.
Diante do Juventude, o meio-campista voltou a ganhar minutos sob comando de Jardim, entrando no intervalo da partida no empate por 3 a 3, em Caxias do Sul.
Após o jogo, o técnico fez questão de destacar os planos do clube para o atleta.
“Mas, com certeza, para o próximo ano, o clube tem que gerir bem a situação se ele vai jogar. Se ele não for jogar, tem que ser emprestado para rodar, de forma que ele chegue ao nível das suas condições ideais”, ressaltou.
Japa contra o Juventude
Diante do Juventude, Japa atuou durante todo o segundo tempo, ao entrar no intervalo no lugar de Matheus Henrique. Segundo dados do Sofascore, plataforma especializada em estatísticas, o jogador acertou 100% dos passes, deu três cruzamentos certos, sofreu uma falta, ganhou quatro duelos, interceptou duas bolas e fez um corte.
No Cruzeiro, Japa, que subiu ao profissional em 2023, teve recorrentes problemas musculares e, por isso, ainda não conseguiu uma grande sequência. Ao todo, soma 24 jogos oficiais com a camisa celeste.
Próxima oportunidade
A próxima chance para Japa ganhar mais minutos será no domingo (23). O Cruzeiro volta a campo contra o Corinthians, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 25 mil ingressos já foram vendidos.
Esse será o primeiro de três confrontos entre as equipes até o fim da temporada. Cruzeiro e Corinthians se enfrentam novamente nos dias 10 e 14 de dezembro, pelas semifinais da Copa do Brasil.

