Após a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no sábado (18), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim criticou o calendário do futebol brasileiro.
+ Leia mais: Matemático da UFMG calcula pontuação para Cruzeiro garantir vaga no G4 do Brasileiro
Insatisfeito com o curto intervalo entre as partidas, o treinador celeste questionou a necessidade de realizar o confronto diante do Leão do Pici apenas dois dias após o clássico contra o Atlético-MG, disputado na última quarta-feira (15).
“Ganhamos o jogo. Beleza. Mas, existe a necessidade de colocar o Cruzeiro para jogar dois dias depois do derby? Existe essa necessidade? Existe a necessidade para o Fortaleza também? Amanhã (domingo) não dava tempo?”, indagou o treinador.
O comandante da Raposa alertou para os riscos físicos aos jogadores e citou que, em outras ligas, esse tipo de situação não seria permitido, especialmente pela atuação dos sindicatos de atletas.
“A gente coloca em risco os jogadores. Por isso, em outras ligas, é impossível de existir. Para começar, o sindicato dos jogadores não deixariam. Por que o Cruzeiro não jogou amanhã (domingo)? Para se recuperar em 72h. Eu falo por mim, mas também pelo Fortaleza”, afirmou.
Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro
Jardim também destacou a dificuldade dos clubes em lidarem com esse tipo de exigência física, considerando a limitação dos elencos disponíveis na Série A.
“Colocamos em risco a qualidade do jogo e o nível físico dos atletas. Nem todas as equipes têm dois times para trocar. Parte dos elencos da primeira divisão, não tem duas equipes. Agora, temos seis, sete dias sem fazer nada”, disse.
Segundo o técnico, embora não participe das decisões sobre a tabela, o impacto no seu trabalho é direto.
“Essas decisões estão longe, mas como interferem no meu trabalho, e o meu trabalho é gerir jogadores. Se eu fosse do sindicato dos jogadores, não permitiria esses jogos, quando existe possibilidade de fazer depois. Mas, eu não mando em nada disso, estou só dando uma opinião”, concluiu.
Sequência do Cruzeiro
Agora, com mais dias de descanso, o Cruzeiro se prepara para a sequência do Campeonato Brasileiro e terá logo um desafio difícil pela frente.
O próximo compromisso será decisivo: a equipe celeste enfrenta o líder Palmeiras no domingo (26), às 20h30, no Allianz Parque, pela 30ª rodada do Brasileirão.
Com 56 pontos, o Cruzeiro ocupa a terceira colocação na tabela e segue firme na briga pelo principal objetivo da temporada: a classificação à Copa Libertadores de 2026.

