Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, admitiu depois do empate em 1 a 1, com o Atlético-MG, na noite dessa quarta-feira (15), na Arena, em Belo Horizonte: a Raposa vive um momento de oscilação na temporada. Diante do quarto jogo sem vitória, o português, apesar da fase conturbada, fez elogios à postura da equipe em campo.
Na coletiva após o jogo, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, Jardim destacou um ponto principal: a finalização. Segundo o treinador, o Cruzeiro decaiu em efetividade quando comparado à primeira parte da temporada e utilizou o jogo do Sport como exemplo. No confronto com os pernambucanos, o time celeste finalizou 27 vezes, mas só conseguiu marcar uma vez.
“Com certeza existem oscilações, não é só o Cruzeiro, todas as equipes tem momentos melhores, e momentos menos efetivos. Estamos em um momento agora que a finalização principalmente, não só hoje, como também diante do Sport, que poderíamos ter concretizado melhor os lances”, iniciou.
Mesmo com o desempenho em queda na reta final do primeiro turno e início do segundo, Leonardo Jardim revelou um novo momento vivido pela equipe. Em uma sequência ruim de resultados, o português ressaltou: as coisas vão voltar a acontecer para o Cruzeiro.
“Jogamos quase 50 minutos com 10 em campo e vimos o time a correr, trabalhar e honrar a camisa. Não posso pedir mais do que isso. Eles mostram que realmente os cruzeirenses podem ter orgulho da gente. Eles viveram desde o princípio defender o clube, defender a equipe. A equipe não está no seu melhor momento, mas está num momento de trabalho, de atitude, de compromisso, que é o que a gente quer, e as coisas vão acontecer”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
O nível do time caiu?
Na entrevista, o técnico do Cruzeiro também respondeu sobre a queda de nível do time em relação aos jogos do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com grandes atuações, a Raposa ficou 10 jogos sem perder, da 6ª até a 16ª rodada. Com o desempenho, a equipe alçou voos maiores na competição e segue na disputa pelos primeiros lugares da tabela.
+ Leia também: Jardim ironiza árbitro do clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG: ‘Nunca vi isso no futebol’
De acordo com Leonardo Jardim, a estrutura do elenco do Cruzeiro ainda não permite que o time mantenha o nível que atingiu nesse período do Campeonato Brasileiro.
“Eu tenho sentido que não é fácil manter uma equipe numa temporada inteira no mais alto nível. Para manter a equipe em alto nível na temporada toda você tem que ter uma estrutura preparada para isso, e não um ‘entra um e sai outro’, e tá sempre a rodar. A nossa estrutura não está preparada ainda, talvez no futuro esteja”, revelou.
Tabela
Com o resultado, o Cruzeiro se distanciou dos líderes do Campeonato, mas segue na 3ª colocação, com 53 pontos, agora com menos ‘gordura’ em relação ao Mirassol, quarto na tabela, com 49. À frente da Raposa, seguem o Flamengo, em segundo, com 58, e, na primeira posição, o Palmeiras, com 61.
Para o objetivo do time na temporada, que é voltar a disputar uma Copa Libertadores, o Cruzeiro teve uma boa notícia: o Botafogo perdeu por 3 a 0 e está há 10 pontos de distância da Raposa.
Visando retornar ao campeonato continental, o Cruzeiro ainda ficará de olho em Fluminense e Bahia, que jogam nesta quinta-feira (16), contra Juventude e Vitória, respectivamente.
Próximos jogos
A sequência do Cruzeiro também não será fácil. Com o desempenho ruim contra equipes da parte de baixo da tabela de classificação, o time comandado por Leonardo Jardim receberá, no Mineirão, em Belo Horizonte, justamente um time do ‘Z4’ do Brasileirão: o Fortaleza.
Na rodada seguinte, o time celeste terá o Palmeiras pela frente. As equipes medirão forças no dia 26 de outubro (domingo), no Allianz Parque, em São Paulo.
Ainda no primeiro dia de novembro, o Cruzeiro terá mais uma equipe que luta contra o rebaixamento. No Gigante da Pampulha, a Raposa duelará com o Vitória, pela 31ª rodada do Brasilerão.
- Cruzeiro x Fortaleza – 29ª rodada do Campeonato Brasileiro – 18/10 (sábado) – Mineirão, em Belo Horizonte
- Palmeiras x Cruzeiro – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro – 26/10 (domingo) – Allianz Parque, em São Paulo
- Cruzeiro x Vitória – 31ª rodada do Campeonato Brasileiro – 01/11 (sábado) – Mineirão, em Belo Horizonte

