Com o departamento médico cheio após o empate em 1 a 1 com o Sport, neste domingo (5), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Leonardo Jardim demonstrou preocupação principalmente pela situação do volante Matheus Henrique. O jogador deixou o gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, no começo do primeiro tempo, sentindo muitas dores na costela.
Em entrevista coletiva, o português revelou o que ele acredita que seja a lesão do volante. O problema aconteceu depois de uma dividida no meio-campo com o jogador adversário. Logo depois do impacto, Matheus Henrique ficou no chão e pediu atendimento médico. Ele foi substituído para a entrada de Christian e deixou o campo chorando no carrinho maca.
“Em relação ao Matheus Henrique, possivelmente é uma fratura, vamos ver o que faremos, uma fratura na costela”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
A preocupação de Jardim não ficou apenas para Matheus Henrique. Além dele, o zagueiro Jonathan Jesus apresentou um problema na perna direita na segunda etapa, depois de bloquear a finalização adversária. O volante Christian e o atacante Luis Sinisterra também receberam destaque do técnico.
“O Christian é uma fadiga que já estava a limitar. O Sinisterra sentiu o posterior (da coxa). Sabemos que é um jogador de risco e fizemos essa observação, além do cansaço dos outros jogadores. Agora, nesse momento, o mais importante é aproveitarmos essa parada (Data FIFA) para recuperar bem esta nota, para que todos os nossos jogadores estejam bem para o próximo jogo” complementou.
Atualização de Samuel Venâncio
O jornalista Samuel Venâncio trouxe os detalhes sobre a lesão de Matheus Henrique. A situação do jogador preocupa pela reincidência da lesão. O volante entrou em campo diante do Racing, na final da Copa Sul-Americana de 2024, com a costela fraturada.
+ Leia também: Jardim diz o que faltou ao Cruzeiro em empate com Sport pelo Brasileiro
Além disso, Matheus Henrique ficou afastado dos gramados por três meses devido a uma lesão no menisco lateral do joelho direito, sofrida diante do Mushuc Runa, na fase de grupos da Sul-Americana. O duelo contra o Sport era o 12º jogo do volante desde o seu retorno.
“A preocupação mesmo é quanto a situação do Matheus Henrique, porque ele foi fazer exames e o Cruzeiro deve atualizar nesse início de semana a situação médica do atleta, mas a suspeita realmente é de fratura na costela. Então, o jogador vai perder um bom tempo né. eu acho até que se confirmar mesmo uma fratura, o departamento médico do Cruzeiro vai ter que trabalhar muito para ele jogar ainda nesse final de ano”
Samuel Venâncio, sobre Matheus Henrique
De acordo com Samuel Venâncio, caso a fratura na costela se confirme, a tendência é que Matheus Henrique fique fora por um longo período de tempo. O volante fez apenas 27 jogos na temporada, entre Campeonato Mineiro, Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil.
“Vamos aguardar mais detalhes, mas a suspeita é que seja algo mais sério. Pode tirar o Matheus Henrique de combate por um tempo considerável”, completou.
Tabela do Brasileiro
Depois do empate no Mineirão, o Cruzeiro segue na 3ª colocação na tabela, 52 pontos. Á frente, o Flamengo, com a derrota para o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, caiu para a segunda colocação, com 55.
Quem se consolidou na liderança foi o Palmeiras. Em um jogo recheado de polêmicas envolvendo a arbitragem, o time comandado por Abel Ferreira virou sobre o São Paulo e chegou aos 55 pontos, superando os cariocas no número de vitórias: 17 a 16.
Vale lembrar que ambas as equipes ainda precisam cumprir jogos adiados devido a disputa do Mundial do Clubes. Enquanto o clube carioca cumprirá uma partida atrasada, o Palmeiras terá dois duelos a fazer.
Próximos jogos
Em um mês de jogos decisivos, o Cruzeiro terá mais três desafios até o fim de outubro. O time celeste terá um período de descanso devido à Data Fifa. Somente na próxima quarta-feira (15), os comandados de Jardim retornarão à rotina de jogos.
O primeiro desafio será um clássico. A Raposa enfrenta o Atlético-MG, na Arena, em Belo Horizonte. Em seguida, recebe o Fortaleza no Mineirão, e, posteriormente, viaja até São Paulo para um confronto direto na parte de cima da tabela: o Palmeiras, no Allianz Parque.
- Atlético-MG x Cruzeiro (Arena) – 15/10, quarta-feira, às 21h30, pela 28ª rodada do Brasileiro
- Cruzeiro x Fortaleza (Mineirão) – 18/10, sábado, às 21h, pela 29ª rodada do Brasileiro
- Palmeiras x Cruzeiro (Allianz Parque), 26/10, domingo, às 20h30, pela 30ª rodada do Brasileiro

