A vitória do Cruzeiro, por 2 a 1, sobre o Bragantino, pela 24ª rodada, na noite deste domingo (21), teve grande influência do técnico Leonardo Jardim. Na segunda virada consecutiva no Campeonato Brasileiro, o treinador destacou a capacidade de reação do time e revelou o que disse no vestiário do Mineirão, em Belo Horizonte, no intervalo da partida, quando o time ainda empatava em 1 a 1.
Em entrevista coletiva após a vitória, o português classificou o Cruzeiro como um ‘outsider’, que significa uma equipe que não é favorita para vencer uma competição, ou seja, um ‘azarão’. Segundo o treinador, a Raposa, por estar brigando na parte de cima da tabela, encara adversários outra postura.
“Eu disse aos jogadores que o Cruzeiro é um “outsider” nesta posição do campeonato e isso as vezes incomoda muita gente. Com certeza que os adversários, com uma atitude mais agressiva, mais de luta, como aconteceu hoje, não facilitam em nada aquilo que é o jogo. E hoje, tivemos que superar isso”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Com o resultado positivo conquistado no Mineirão, o Cruzeiro alcançou a vice-liderança com 50 pontos na tabela, em 24 rodadas do Brasileiro. Logo a frente, o Flamengo possui 51. Na cola da Raposa, o Palmeiras, em terceiro na classificação, soma 48, porém, tem um jogo a menos em relação a equipe celeste.
Palavra aos jogadores
Classificado como ‘azarão’ por Leonardo Jardim, o treinador ressaltou que acreditavam que, em algum momento do Brasileirão, o Cruzeiro iria cair de rendimento e despencar na tabela.
O prognóstico, no entanto, não se concretizou. Além da segunda posição, o Cruzeiro assumiu um papel de protagonista em algumas estatísticas no campeonato. O time é o melhor mandante da competição com 11 vitórias em 13 jogos, terceiro melhor visitante, além do 3º ataque mais efetivo, e segunda defesa menos vazada do Brasileirão.
Para motivar os jogadores a buscarem o resultado sobre o Bragantino, Leonardo Jardim revelou o discurso dado no intervalo de jogo. De acordo com o português, o Cruzeiro precisava ter a cabeça no lugar para superar um time com a postura combativa.
“Eu disse aos jogadores: Primeiro o objetivo, mas o importante é não perder a cabeça, fazer aquilo que é o nosso modelo de jogo, jogar o nosso futebol. Porque eu sei que vamos incomodar, pois a maioria pensava que íamos cair em algum momento, e começaram a ficar preocupados. Mas não se preocupem com o Cruzeiro, o Cruzeiro tem seus objetivos diferentes. E eu quero que as pessoas sejam isentas, trabalhem bem e joguem o jogo”, completou.
Próximo jogo do Cruzeiro
Após o duelo com o Bragantino, o Cruzeiro terá mais uma semana livre de treinamentos antes de visitar o Vasco. O time celeste enfrentará os cariocas no sábado (27), às 18h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 25ª rodada do Brasileirão.

