Técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim respondeu sobre a arbitragem antes do jogo contra o Palmeiras, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcado para as 19h30 deste domingo (1º), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na tarde desta quarta-feira (28), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou Rodrigo José Pereira de Lima, de Pernambuco, como árbitro do jogo. Recentemente, ele foi elogiado pelo técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, e se envolveu em uma polêmica com o meia Matheus Pereira, do Cruzeiro.
+ Leia também: Cruzeiro x Palmeiras: árbitro já recebeu elogios de Abel e se envolveu em polêmica com MP
“Me sinto muito à vontade (para falar de arbitragem). Há um ditado português (que diz que), quem não chora, tem outra conversa a seguir. Eu não vou chorar porque sou muito profissional e acredito que os árbitros, mesmo não sendo profissionais, vão tentar ser os mais justos possíveis neste jogo e nos próximos”, disse Jardim.
Jardim analisou ainda que, nas 10 primeiras rodadas, o Cruzeiro esteve entre as equipes que foram mais prejudicadas pela arbitragem no Campeonato Brasileiro, o que lhe deixa à vontade para comentar sobre o tema.
“Sou muito claro. O que eu não gosto da arbitragem é que as pessoas (não) falam da arbitragem quando são beneficiadas. É preciso fazer um registro do que tem acontecido. Há clubes mais beneficiados e clubes menos beneficiados”, iniciou.
“Estou à vontade, porque o Cruzeiro, nas primeiras 10 rodadas do Brasileiro, não há nenhum adversário que possa se queixar que foi prejudicado contra o Cruzeiro. Mas o Cruzeiro, se fizermos a análise, dois ou três lances sem segundo amarelo (expulsão), uma expulsão, um lance ou outro que pode até chamar atenção”, complementou.
Rodrigo José Pereira de Lima
O árbitro escolhido pela CBF para apitar o duelo entre Cruzeiro e Palmeiras se envolveu em uma polêmica recente com Matheus Pereira. No empate da Raposa 1 a 1 com o São Paulo, em 13 de abril deste ano, pela 3ª rodada do Brasileirão, ele deu cartão amarelo ao camisa 10, que “pediu” substituição de um adversário.
No momento de anotar a camisa do jogador do Cruzeiro no cartão, Rodrigo Pereira perguntou aos demais jogadores qual era o nome de Matheus Pereira. “Como é mesmo o nome dele, o camisa 10?”, questionou. Pereira riu da situação de forma irônica e retrucou: “Ele não sabe o meu nome”, disse.
Rodrigo Pereira também já recebeu elogios de Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em outra ocasião. Em 28 de outubro de 2023, o treinador português afirmou que ele era um dos melhores árbitros do futebol brasileiro.

